Trump deverá ser um dos ‘convidados de honra’ de Putin nas celebrações do Dia da Vitória

O governo russo deverá convidar Donald Trump para as comemorações do Dia da Vitória, a 9 de maio de 2025, que marca o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial. A possibilidade foi sugerida pela porta-voz do Ministério dos negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, que afirmou à agência TASS que o país pretende incluir representantes da “coligação anti-Hitler” nas celebrações que decorrem, como habitual, em Moscovo.

Ainda que Zakharova não tenha mencionado diretamente Trump ou os Estados Unidos, o gesto pode indicar uma tentativa de melhorar as relações entre Moscovo e Washington durante uma eventual nova administração Trump.

As comemorações do Dia da Vitória são um evento central na agenda política e histórica da Rússia, assinalando a derrota da Alemanha nazi. Apesar da sua importância, os representantes ocidentais têm evitado participar nas festividades devido às tensões internacionais relacionadas com a invasão russa da Ucrânia. No entanto, Vladimir Putin afirmou recentemente estar “aberto a todos os que queiram celebrar esta data connosco”, sublinhando que o convite se estende a aliados da antiga coligação anti-Hitler.

Donald Trump, conhecido pelas suas declarações positivas sobre Putin, tem afirmado repetidamente que a guerra na Ucrânia terminaria rapidamente caso regressasse à Casa Branca. A sua relação com o Kremlin foi frequentemente destacada durante o seu mandato presidencial, mas também alvo de críticas, sobretudo após elogiar as ações de Putin antes da invasão da Ucrânia, classificando-as como “geniais” e “muito astutas”.

Maria Zakharova explicou que, como em anos anteriores, as celebrações contarão com a presença de veteranos, figuras políticas e representantes dos países da coligação anti-Hitler. “Para o 80.º aniversário da vitória, será o mesmo. Quanto às formalidades, incluindo a lista de pessoas específicas, estas questões estão a ser trabalhadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em coordenação com a administração presidencial. Manteremos todos informados sobre os progressos”, afirmou à TASS.

O Presidente Vladimir Putin reforçou a abertura da Rússia ao diálogo durante uma conferência de imprensa de final de ano, declarando: “Ficaremos felizes em receber todos os que desejarem visitar o nosso país para celebrar o 80.º aniversário da vitória sobre o nazismo. Estamos abertos a quem quiser comemorar esta data connosco”.