Trump ameaça UE com tarifas se não comprar petróleo e gás “em grande escala” aos EUA

Donald Trump exigiu que a União Europeia compensasse o seu enorme desequilíbrio comercial com os Estados Unidos através de compras “em grande escala” de petróleo e gás para evitar a imposição de tarifas.

“Disse à União Europeia que eles devem compensar o seu tremendo défice com os Estados Unidos comprando o nosso petróleo e gás em grande escala. Caso contrário, serão aplicadas tarifas”, escreveu o recém-eleito presidente americano, na sua rede social ‘Truth Social’.

No final de novembro último a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, destacou que a estratégia europeia para evitar uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a UE poderia passar por oferecer ao seu parceiro transatlântico a compra de mais produtos americanos, como o GNL ou armas, em vez de abordar as diferenças através da retaliação.

Nesse sentido, o vice-presidente do BCE, o espanhol Luis de Guindos, manifestou esta semana a sua confiança de que “o bom senso irá finalmente prevalecer”, sublinhando a importância de os EUA e UE se sentarem para negociar, já que numa guerra comercial toda a gente perde.