Trovoadas, chuvas fortes, granizo e vento: Portugal é atravessado hoje por rio atmosférico. Saiba o que vão dizer os termómetros
Instabilidade, trovoadas, aguaceiros fortes, risco de granizo, e aumento do vento, associado à chegada da depressão ‘Garoe’ (o seu núcleo principal) a Portugal continental – vai-se atravessar o episódio de precipitação mais significativo em 2025, sendo essencial para ‘alimentar’ campos, rios, albufeiras e barragens e aliviar a seca em várias regiões portuguesas.
As regiões que a chuva mais beneficiará serão quase todos os distritos que compõem o Norte e o Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco), onde se chegam a observar anomalias que estão fora da escala dos mapas, ao ultrapassarem os 90 mm acima da média climatológica de referência – de acordo com o site ‘Tempo.pt’, em nenhum outro país da Europa (com exceção de certos pontos em Espanha) se preveem anomalias de precipitação tão pronunciadas.
A chuva será estimulada pela presença de um rio atmosférico, que transportará vapor de água diretamente das latitudes subtropicais. O rio atmosférico afetará todo o território de Portugal continental a partir da zona que se estende desde o Cabo de São Vicente ao Golfo de Cádiz.
Esta terça-feira prevê-se uma nova subida das temperaturas em todo o país: o que vão dizer os termómetros em Portugal?
Lisboa – entre 13 e 16 graus
Porto – entre 13 e 17 graus
Viana do Castelo – entre 12 e 16 graus
Braga – entre 10 e 18 graus
Bragança – entre 4 e 13 graus
Vila Real – entre 8 e 15 graus
Aveiro – entre 13 e 17 graus
Viseu – entre 10 e 14 graus
Coimbra – entre 14 e 16 graus
Guarda – entre 7 e 8 graus
Aveiro – entre 13 e 17 graus
Castelo Branco – entre 9 e 13 graus
Leiria – entre 11 e 17 graus
Santarém – entre 13 e 16 graus
Setúbal – entre 11 e 17 graus
Portalegre – entre 10 e 13 graus
Évora – entre 12 e 16 graus
Beja – entre 14 e 17 graus
Faro – entre 16 e 17 graus
Ponta Delgada – entre 13 e 17 graus
Funchal – entre 16 e 20 graus.
IPMA coloca 16 distritos sob aviso
Dezasseis distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar até quarta-feira com avisos laranja e amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima forte, devido aos efeitos da depressão ‘Garoe’, segundo o IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lembrou que a depressão ‘Garoe’ que afetou os Açores e a Madeira estendeu-se também ao continente a partir de segunda-feira, com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo. O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga por causa da chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo até às 6 horas de quarta-feira.
Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre também estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 6 horas desta quarta-feira. Já Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo devido à chuva até às 6 horas de amanhã quarta-feira.
O IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo até às 9 horas de quarta-feira por causa da agitação marítima forte. Também as costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo passam para aviso amarelo até às 6 horas de amanhã devido à agitação marítima forte. As nove ilhas dos Açores estão com avisos laranja e amarelo devido aos efeitos da depressão Garoe.