Trotinetes elétricas: a nova ‘arma de batalha’ letal dos soldados de Putin
O conflito na Ucrânia é uma guerra moderna: de acordo com a publicação americana ‘New York Times’, os soldados russos avançam para a batalha contra as tropas ucranianas em trotinetas elétricas – pode ver o vídeo aqui.
Nas redes sociais há vídeos com os soldados de Putin a utilizar este meio de transporte num ataque fracassado à cidade industrial de Toretsk, no leste da Ucrânia. Embora sejam veículos comummente associados ao transporte urbano, tornaram-se “ferramentas táticas no campo de batalha”. O vídeo, que chamou a atenção dos analistas e media, mostra soldados a conduzir em terrenos devastados, com diversas crateras e destroços.
Os soldados russos nas trotinetas enfrentam dificuldades numa estrada marcada pela guerra: num momento do vídeo, é possível ver-se um deles a cair após colidir com destroços de guerra – ao mesmo tempo, um drone ucraniano sobrevoa o local, registando cada movimento e anotando tentativas de ataque por parte das tropas russas.
Segundo o tenente-coronel ucraniano Dmytro Pavlenko-Kryzheshevskyi, chefe de inteligência da 12ª Brigada de Operações Especiais de Azov, explicou que o uso de trotinetas elétricas se tem tornado cada vez mais comum nas táticas russas. “É possível colidir um único veículo transportando 15 pessoas, mas quando essas 15 pessoas viajam em trotinetas elétricas, é um problema muito perigoso”, explicou. Esta adaptação dos soldados russos revela uma estratégia que procura aproveitar a mobilidade e a discrição oferecidas por estes pequenos veículos.
No entanto, ao contrário da Rússia, a Ucrânia integrou estes veículos de micromobilidade na sua estratégia militar durante anos, empregando-os com uma abordagem mais calculada e direcionada, explicou a publicação ‘Electrek’. Em 2022, por exemplo, foi documentado o uso de e-bikes pelas forças ucranianas para transportar foguetes NLAW, concebidos para destruir tanques russos. Esta adaptabilidade e inovação na utilização de veículos ligeiros permitiram às tropas ucranianas manter a sua eficácia no campo de batalha, mesmo em situações complicadas.