Trabalhar com este tipo de pessoas nunca corre bem. Conheça o principal sinal de alerta que deve ter em atenção
A comunicação tóxica no ambiente de trabalho, como críticas públicas e desrespeito, pode criar um ambiente hostil e prejudicar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Mas como lidar com essas situações?
Shizu Okusa, fundadora e CEO da Apothékary, alerta para o perigo das críticas públicas, que raramente promovem um diálogo construtivo e podem gerar conflitos. Segundo ela, é fundamental abordar as questões de forma privada e respeitosa, revela a ‘CNBC’.
Como lidar com conflitos de forma construtiva? Em vez de criticar publicamente, converse individualmente com a pessoa envolvida. Expresse as suas preocupações de forma clara e respeitosa, focando em soluções e não em culpas. Tente colocar-se no lugar do outro e entender o seu ponto de vista. Em vez de apontar erros, proponha soluções para os problemas. Se o problema persistir, documente as ocorrências e procure ajuda de um superior ou dos RH. Para além disso, incentive a comunicação aberta e honesta entre os colaboradores.
Lembre-se que a comunicação é a chave para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ao investir em uma comunicação eficaz, contribui para o seu próprio bem-estar e para o sucesso da equipa.