Trabalhadores da fábrica da Tupperware em Constância dispensados de trabalhar por mais de 15 dias

A maioria dos trabalhadores da fábrica da Tupperware em Montalvo, no concelho de Constância, recebeu cartas de dispensa temporária na última semana. Embora estejam dispensados até 7 de fevereiro, os funcionários permanecem com vínculo laboral, direitos assegurados e remuneração garantida.

De acordo com informação do ‘JN’, a exceção aplica-se a trabalhadores em situação de baixa ou licença. Alguns operários continuam a apresentar-se ao serviço, como medida de penalização, após recusarem colaborar em tarefas de inventário e encomendas.

A dispensa foi justificada pelo fim das encomendas pendentes, segundo relatos de uma funcionária, revela a mesma fonte. A empresa também apresentou aos trabalhadores as contas relativas a férias e horas de formação pendentes. Até ao momento, o salário referente a janeiro está previsto para ser pago a 24 de janeiro, conforme comunicado pelo diretor da fábrica.

No entanto, o futuro permanece incerto. Estão agendadas para os dias 23 e 24 de janeiro reuniões com uma advogada da Tupperware, em grupos reduzidos, para esclarecer dúvidas sobre direitos e indemnizações. Paralelamente, trabalhadores já foram informados pelo Centro de Emprego de que o subsídio de desemprego será contabilizado a partir de 1 de fevereiro.

A notícia do encerramento da fábrica afeta diretamente 200 famílias, muitas das quais lamentam o impacto de perderem o seu emprego de longa data.