Tesla, o homem que inspirou a maior marca de carros elétricos do mundo dormia apenas 2 horas por dia e foi um dos cérebros mais esquecidos da história
Nikola Tesla, muitas vezes considerado o maior inventor do século passado, é o responsável por transformar a eletricidade num recurso essencial que chega a milhões de lares em todo o mundo. Apesar disso, o seu nome caiu no esquecimento durante décadas, Até que Martin Eberhard e Marc Tarpenning o trouxeram de volta à ribalta ao dar o seu nome à Tesla Motors em 2003.
Tesla chegou a Nova Iorque em 1884, o mesmo ano em que foi inaugurada a Estátua da Liberdade. Foi apresentado a Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, contudo, a relação entre ambos rapidamente se deteriorou devido a uma rivalidade em torno da distribuição de eletricidade: Edison defendia a corrente contínua, enquanto Tesla apoiava a corrente alternada, mais eficiente.
A “guerra das correntes” culminou com a vitória de Tesla, cujo sistema foi adotado para iluminar a Feira Internacional de Chicago em 1893 e para aproveitar o potencial hidroelétrico das Cataratas do Niágara. Mesmo assim, a história foi mais generosa com Edison e outros inventores, deixando Tesla na sombra, apesar de ter registado 278 patentes e criado inovações que continuam a inspirar avanços tecnológicos.
Tesla era conhecido tanto pela sua genialidade quanto pelas suas excentricidades. Dormia apenas duas horas por dia, tinha uma memória prodigiosa e desenvolveu ideias visionárias, como um dispositivo portátil para comunicações globais — uma previsão do telemóvel moderno. No entanto, o inventor terminou a sua vida isolado, empobrecido e obcecado com números, morrendo num quarto de hotel em Nova Iorque em 1943.
Após a sua morte, o FBI confiscou os seus documentos, temendo que caíssem em mãos erradas. Entre as suas criações mais controversas estaria um raio de destruição em massa que nunca foi testado. Para alguns, Tesla foi o Da Vinci da modernidade, um visionário que mudou o mundo, mas que pagou o preço pela sua incapacidade de transformar invenções em negócios sustentáveis.