Tentativa de parceria entre a FCA e a General Motors confirmada

fca-us-llc-logo_100494500_h
A existência de um e-mail enviado por Sergio Marchionne, CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), para a sua congénere Mary Barra, da General Motors (GM), a sugerir uma parceria entre os dois grupos foi hoje confirmada por John Elkann, chairman do grupo ítalo-americano.
No passado sábado, o New York Times noticiou que Marchionne teria entrado em contacto com a CEO da GM embora, o responsável italiano se tenha escusado a confirmar esta informação, respondendo apenas que “escreveu muitos e-mails”.
“Não foi o único e-mail nem a única conversa [com um grupo]”, afirmou Elkann em declarações citadas no site Automotive News Europe, deixando entender que existiram outras abordagens para outras companhias e que não descarta uma aliança.
Marchionne, defensor público da existência de parcerias na indústria automóvel com o intuito de reduzir os custos de desenvolvimento de tecnologias, sugeriu, no e-mail enviado à GM que uma parceria entre os dois grupos seria sinónimo de poupança na ordem dos mil milhões de euros, criando um ‘gigante automóvel’, de acordo com o New York Times. A proposta não foi do interesse de nenhum dos executivos da General Motors.