Tenha atenção: Há condutores a receber emails falsos para pagar multas inexistentes

No início do mês de novembro a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) já tinha avisado para “a divulgação de emails fraudulentos”, enviados para os condutores como se fosse a ANSR, no que seria um esquema de ‘phishing’. Agora, há já condutores que estão a receber emails falsos, que exigem o pagamento de multas que não existem.

De acordo com o Jornal de Notícias, no email o condutor é informado de que “tem uma multa de trânsito (foto tirada pelo radar)” e o que tem de fazer para evitar consequente “processo legal”. “Pague as suas multas”, lê-se num dos emails, enviado esta terça-feira, e que a ANSR confirma que o conteúdo transmitido é falso, não tendo sido enviada por esta autoridade.

Ainda assim, o email falso apresenta os logótipos oficiais da ANSR, mas também da República Portuguesa, bem como da GNR e da PSP. A comunicação eletrónica fraudulenta tem ainda um bloco reservado à promoção de uma campanha da ANSR: “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, lê-se na mensagem.

Na altura do primeiro aviso, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária dizia que o esquema seria “uma tentativa de obter informação, em nome de uma entidade”, e aconselhava todos os que receberam os emails falsos: “Não deve aceder ao link desses emails”, defendeu a ANSR.