Temperaturas voltam a baixar hoje em todo o país: saiba o que vão dizer os termómetros nas principais cidades portuguesas
Gostou do estado do tempo desta terça-feira? Pois, muito bem, hoje prepare-se para pior. As temperaturas noturnas previstas para esta quarta-feira deverão ser as mais baixas de todo o inverno até ao momento, apontaram os especialistas do site ‘LusoMeteo’. “Isto deve-se, maioritariamente, ao tempo muito estável, praticamente sem vento, que deverá permitir uma forte inversão térmica – e com céu geralmente limpo – o que também ajuda a que a noite seja mais fria”, apontaram.
Será, assim, um dia com forte amplitude térmica, com temperaturas mínimas muito baixas, mas máximas agradáveis.
Já os meteorologistas do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – indicaram que para esta quarta-feira pode esperar “vVento em geral fraco do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul, em especial a partir do final da tarde”, assim como a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales, em especial do nordeste transmontano e da Beira Alta”.
O “acentuado arrefecimento noturno” e a “formação de geada” também são destacados, assim como uma “pequena descida da temperatura mínima, exceto nas terras altas do nordeste transmontano e da Beira Alta” e uma “pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior das regiões Norte e Centro”.
Se vive em Lisboa, conte com “céu pouco nublado ou limpo” e “vento em geral fraco de leste, rodando para norte a partir da tarde” – por último, um “acentuado arrefecimento noturno” e uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Já no Porto, o que esperar? “Céu pouco nublado ou limpo” e “vento fraco”, assim como “acentuado arrefecimento noturno”. Haverá também “formação de geada” e uma “pequena descida da temperatura mínima”.
O que vão dizer os termómetros nas principais cidades portuguesas?
Lisboa – entre 4 e 14 graus
Porto – entre 2 e 14 graus
Viana do Castelo – entre 2 e 13 graus
Braga – entre -1 e 16 graus
Bragança – entre -3 e 10 graus
Vila Real – entre -1 e 10 graus
Aveiro – entre 2 e 13 graus
Viseu – entre -3 e 12 graus
Coimbra – entre 3 e 13 graus
Guarda – entre 1 e 10 graus
Castelo Branco – entre -1 e 15 graus
Leiria – entre -3 e 15 graus
Santarém – entre -1 e 14 graus
Setúbal – entre 0 e 16 graus
Évora – entre -1 e 14 graus
Beja – entre 2 e 13 graus
Faro – entre 5 e 16 graus
Funchal – entre 15 e 20 graus
Ponta Delgada – entre 16 e 18 graus.
Seis distritos em aviso amarelo devido ao frio
Devido às baixas temperaturas, há seis distritos de Portugal continental já em aviso amarelo, anunciou na passada segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso para Bragança, Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa e Castelo Branco é válido até às 10 horas desta quarta-feira, devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”.
A partir da meia-noite desta quarta-feira outros três distritos – Portalegre e Évora – entram em aviso amarelo até às 10 horas desta quinta-feira, detalhou o IPMA.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.