Técnicos no INEM vão ganhar mais 256 euros a partir de janeiro

O Governo chegou a acordo com os técnicos de emergência pré-hospitalar, depois de sete horas de reunião que resultaram na reconfiguração de duas carreiras e reposicionamento salarial a todos os profissionais do quadro do INEM.

Num comunicado conjunto dos ministérios da Saúde e das Finanças, o Governo explica esta quinta-feira que a valorização da carreira corresponde a três níveis remuneratórios, já em janeiro de 2025.

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, em causa está um aumento de 256 euros. “Conseguimos garantir que, a 1 de janeiro de 2025, todos os técnicos de emergência pré-hospitalar, independentemente da categoria em que se encontrem, ficarão a auferir mais 256 euros e, ainda, que a partir de 1 de janeiro de 2026, mediante determinados requisitos, os técnicos que têm mais antiguidade na profissão possam transitar para as categorias superiores, obtendo assim uma valorização de 600 euros face ao que auferem atualmente”, explicou Rui Lázaro à Rádio Renascença.

A reestruturação da carreira especial de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), passa a permitir uma progressão em várias categorias a todos os trabalhadores, o que até aqui apenas acontecia para lugares de chefia.

Foi igualmente acordada a valorização dos trabalhadores com antiguidade de, no mínimo, 16 anos no desempenho da função de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar, por progressão para a categoria imediatamente superior através de concurso, “privilegiando a formação profissional realizada”.

“Este acordo promove e valoriza ainda a formação profissional adequada dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, assumindo que o período experimental passa a ser de um ano”, acrescenta o comunicado.

Os ministérios, indica a nota, “congratulam-se por esta fase do processo negocial ter decorrido numa base de total boa-fé, compromisso e responsabilidade de ambas as partes, dignificando assim a negociação e o diálogo social e contribuindo para valorizar o Serviço Nacional de Saúde, num tão curto espaço de tempo”.

Para negociação posterior ficaram a adaptação do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública (SIADAP) e a organização do tempo de trabalho em sede de acordo coletivo.

Ficou agendada a próxima reunião de trabalho para o dia 22 de janeiro de 2025.