TAP e Portugália garantem o primeira certificação ambiental para voos e edifícios corporativos

A TAP Air Portugal e a Portugália Airlines alcançaram a certificação IATA (Environmental Assessment – IEnvA). Este é o primeiro reconhecimento ambiental para ambas as companhias aéreas.

A certificação IEnvA, baseada na norma ISO 14001, reflete a implementação de um sistema de gestão ambiental robusto. Este sistema visa garantir a eficácia das boas práticas que minimizam os impactos ambientais, abrangendo as operações globais de voo e os edifícios corporativos das duas companhias em Portugal. A introdução de uma Política Ambiental abrangente foi uma das ações fundamentais para alcançar este feito.

“Esta certificação representa um passo importante na nossa jornada contínua de sustentabilidade. Estamos empenhados em liderar pelo exemplo, reduzindo os impactes ambientais das nossas operações e promovendo uma aviação mais responsável,” afirmou Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal. “Este é um reconhecimento do trabalho conjunto das nossas equipas e do compromisso permanente da TAP com o futuro do planeta.”

A TAP tem avançado em várias frentes, como a renovação e modernização da frota, substituindo aeronaves antigas por modelos mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de carbono. Além disso, tem investido na substituição gradual da sua frota de veículos operacionais por modelos elétricos ou híbridos, e na instalação de postos de carregamento elétrico no Campus TAP.

A TAP também se destacou pelo projeto Sustainable Cabin, que visa a reciclagem de resíduos gerados a bordo em voos com chegada a Lisboa, e pela introdução de utensílios reutilizáveis e recicláveis em voos de longo curso.

Ainda este ano, a TAP começou a utilizar o combustível SAF (Sustainable Aviation Fuel) nos seus voos a partir dos aeroportos da União Europeia, Reino Unido e Suíça. Embora o SAF seja mais dispendioso, representa um importante avanço para a redução dos impactos ambientais na aviação. Para compensar os custos adicionais, a TAP implementará uma Sobretaxa SAF para os voos europeus (exceto domésticos), variando entre 2 e 24 euros, dependendo da classe de viagem.

A certificação IEnvA reforça o compromisso da TAP Air Portugal e da Portugália Airlines com um futuro mais sustentável, alinhando-se ao conceito “4thefuture” que orienta as suas iniciativas de sustentabilidade.