Tal como o 5, também o Renault 4 poderá ser reavivado
Depois de ter anunciado que vai reavivar o supermini Renault 5 em 2023, a marca francesa também poderá recuperar o clássico modelo 4 como parte do seu plano estratégico de impulsionar o alinhamento de carros elétricos.
A versão protótipo do Renault 5, que deverá começar a ser comercializado em 2023, já foi revelada pelo CEO da marca, Luca de Meo, aquando a apresentação do plano estratégico Renaulution em janeiro passado. Este será um dos sete elétricos – quatro ligeiros e três veículos comerciais – que a Renault pretende lançar nos próximos cinco anos.
No entanto, de acordo com o site britânico Autocar, sabe-se agora que também o Renault 4 poderá ser recuperado sob a forma de um EV. Embora só o 5 tenha sido oficialmente revelado, Luca de Meo já tinha avançado que pelo menos mais um clássico iria regressar no âmbito dos novos planos da marca para o segmento de carros elétricos. De acordo com fontes citadas pelo Autocar, deverá mesmo ser o Renault 4 a voltar, estando previsto começar a ser vendido em 2025.
O novo 4 irá recorrer à mesma plataforma que o Renault 5, a CMF-B EV, e partilhará com este grande parte das características. No entanto, embora ambos se destinem ao segmento B e ostentem um design retro, deverão ser veículos com muitas diferenças.
O Renault 4 original, produzido entre 1961 e 1994, com mais de oito milhões de unidades vendidas, foi projetado para uma utilização versátil, principalmente em zonas rurais de França. Uma interpretação moderna da filosofia deste modelo poderá resultar num pequeno EV, próximo das dimensões de um crossover compacto, que se enquadra num mercado em crescimento e o torna muito diferente do Renault 5, que é mais desportivo.
Com o 5 a ser lançado em 2023 e o 4 em 2025, estes modelos podem também servir de substitutos à gama ZOE, que teve uma a sua última grande atualização em 2019.