Sucesso dos carros elétricos depende da infraestrutura, diz o “patrão” da Volvo

Håkan Samuelsson, CEO da Volvo, reforça que a empresa tem a capacidade de atingir o seu objetivo de ter metade das suas vendas em veículos totalmente elétricos já em 2025, mas diz que a meta final vai depender do investimento dos governos dos diferentes países na infraestrutura de carregamento, por forma a aumentar a procura dos consumidores.

O objetivo para 2025 da empresa sueca engloba as marcas Volvo e Polestar e é parte integrante do plano de neutralidade carbónica para 2040.

No último ano, 19,8% das vendas já foram correspondentes a veículos eletrificados (híbridos e elétricos), num total de 115.436 unidades vendidas, comparativamente a 45.933 em 2019. Na Europa, um terço dos veículos vendidos pela Volvo foram híbridos plug-in.

Em declarações ao site britânico Autocar, Håkan Samuelsson afirmou que a dúvida que ainda persiste é “se os consumidores vão optar pelos carros elétricos ou ficar nos híbridos ou convencionais”, embora se sinta “encorajado pelos resultados” dos EV.

Independentemente disso, o CEO da Volvo constata, no entanto, que “uma coisa que está fora do nosso controlo e precisa melhorar para o crescimento dos EV é a infraestrutura de carregamento, em que os governos têm de investir. Estes carros precisam de postos de carregamento rápidos na maiores redes de estradas. E isso vai ter de acontecer para termos os elétricos a representar 50% das vendas” em 2025. Samuelsson acrescenta ainda que “as grandes petrolíferas devem interessar-se em tornar-se líderes de carregamento, porque esse é o caminho do futuro”.

Outro ponto referido pelo CEO da marca sueca é a carga fiscal, porque considera que o custo da eletricidade será muito importante para a eletrificação dos carros. “Mesmo com as elevadas taxas de hoje, as praticadas na eletricidade são menores do que nos combustíveis em muitos países. Os governos devem resistir à tentação de aumentar essas taxas”.