STCP lança concurso público de 12,9 milhões de euros para adquirir 30 novos autocarros elétricos
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou hoje um concurso público de 12,9 milhões de euros para adquirir 30 novos autocarros elétricos de dimensão ‘standard’ e respetivas estações de carregamento, foi hoje anunciado pela empresa.
De acordo com um comunicado da STCP, o concurso hoje lançado enquadra-se “no âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar os autocarros com motor a combustão”.
Em causa está um “concurso público internacional para a aquisição de mais 30 autocarros standard 100% elétricos e a instalação de uma Estação de Carregamento Elétrico, com 15 postos de carregamento duplos”, no valor de 12,9 milhões de euros.
O investimento está dividido em 12 milhões de euros para os autocarros e 900 mil euros para os postos de carregamento.
A STCP visa assim a “prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, contribuindo ativamente para uma economia com baixas emissões de carbono.”
“Estima-se que a introdução na frota da STCP destes 30 autocarros elétricos (tipologia standard de 12 metros e com autonomia mínima de 320 km) venha a ocorrer ao longo do segundo trimestre de 2026, data a partir da qual o número de autocarros elétricos STCP em operação totalizará as 126 viaturas 100% livre de emissões”, refere a empresa.
Atualmente, a STCP tem uma frota de 446 veículos, dos quais 75% movidos a gás natural, 15% são viaturas 100% elétricas, e 10% utilizam diesel.
“A nova estação de carregamento será instalada na Estação de Recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota STCP”, completa a companhia.
Para a presidente da empresa, Cristina Pimentel, a STCP “está comprometida em liderar a transição para um transporte público mais sustentável e eficiente”.
“O lançamento deste concurso para a aquisição de 30 autocarros standard 100% elétricos representa mais um passo concreto no nosso compromisso com a mobilidade limpa, em benefício da qualidade de vida dos nossos passageiros e das populações dos concelhos nos quais operamos”, refere.
As propostas podem ser apresentadas pelos concorrentes até dia 10 de março.
A STCP assegura o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na AMP, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia.
O município do Porto é o acionista maioritário da empresa intermunicipal (53,69%), sendo as restantes participações divididas entre os outros cinco concelhos onde a STCP opera, com 12,04% do capital pertencente a Vila Nova de Gaia, 11,98% a Matosinhos, 9,61% à Maia, 7,28% a Gondomar e 5,40% a Valongo.