SpaceX de Elon Musk lança hoje o primeiro satélite comercial português

A LusoSpace, empresa portuguesa dedicada ao setor espacial, prepara-se para um marco histórico: o lançamento do PoSat 2, o primeiro satélite comercial nacional. O lançamento ocorre hoje, na Califórnia, através de uma parceria com a SpaceX, empresa liderada pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk.

Nomeado em homenagem ao primeiro satélite português (PoSat 1, lançado em 1993), o PoSat 2 é o precursor de uma ambiciosa constelação chamada ATON. Este projeto promete transformar as comunicações marítimas e o mapeamento dos oceanos, contribuindo para monitorizar alterações climáticas e criar novos serviços de segurança.

A LusoSpace é pioneira na introdução da tecnologia VDES (VHF Data Exchange System) em constelações de satélites, uma inovação com impacto significativo no ambiente marítimo.

Entre as funcionalidades estão comunicações bidirecionais entre terra e navios, envio de alertas mais rápidos e a criptografia de mensagens, algo até agora impossível. Esta tecnologia despertou o interesse da Marinha Portuguesa, que está a colaborar com a LusoSpace para integrar o sistema nas suas operações de comunicação naval.

Como afirma Ivo Yves Vieira, CEO da LusoSpace, “O futuro de Portugal está no mar, e a LusoSpace está a liderar essa jornada com uma inovação revolucionária: o WAZE dos oceanos através de uma constelação de 12 satélites. Este sistema único a nível mundial fornecerá informações cruciais, incluindo áreas de maior tráfego marítimo, atividades ilegais, derrames de petróleo, icebergs à deriva, zonas de condições meteorológicas adversas, entre muitas outras. Um verdadeiro marco na monitorização e segurança dos oceanos.”

Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, reitera “o lançamento do primeiro satélite português, o PoSat 1 em 1993, representa o início da aventura espacial em Portugal. Uma visão estratégica, visionária e inovadora no seu tempo, abrindo a porta para a entrada de Portugal na Agência Espacial Europeia e a consequente capacitação e crescimento impressionante do setor espacial nacional ao longo dos últimos 30 anos”.