“Sonho ousado, mas tangível”: Nissan pode apresentar mítico GT-R totalmente elétrico até ao final da década
O GT-R é um dos modelos mais míticos da Nissan e apesar da sua idade venerável – começou a ser produzido no final de 2007 – obteve um excelente 2023, com as vendas a dispararem 584% nos Estados Unidos. Apesar do sucesso, a geração R35 precisa de ser substituída.
No Japan Mobility Show, em outubro último, a marca japonesa levantou o véu sobre as perspetivas de um carro de próxima geração: o Hyper Force concentrou os holofotes mediáticos, com um design espetacular e a promessa de 1.341 CV de potência, com motores dianteiros e traseiros, tração nas quatro rodas e portas em forma de borboleta. No entanto, o diretor de design da empresa sugeriu que o modelo tem hipótese de evoluir para um carro de produção até 2030.
Em entrevista à ‘Autocar’, Giovanny Arroba referiu-se ao Hyper Force como “um sonho ousado, mas tangível, a ser alcançado até ao final da década”. Sobre o feedback recebido pela Nissan, as opiniões foram divergentes entre a perspetiva de manter um motor de combustão ou a reação “bastante positiva” sobre uma configuração totalmente elétrica.
O chefe de produto global da Nissan, Ivan Espinosa, revelou que a intenção é esperar que as baterias de estado sólido atinjam a maturidade antes de lançar um GT-R elétrico. Embora o Hyper Force tivesse uma configuração de motor duplo, Espinosa não descartou a possibilidade de colocar um terceiro ou mesmo um quarto motor no R36.
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— Nissan Motor (@NissanMotor) October 25, 2023
A Nissan já revelou que será lançado um EV com baterias de estado sólido até 2028, com o dobro da densidade de energia e o triplo da velocidade de carregamento em comparação com as baterias de íon-lítio. Segundo David Moss, vice-presidente de I&D da empresa na Europa, estas baterias de última geração alimentarão um EV não relacionado com qualquer modelo existente, uma vez que será necessária uma plataforma inteiramente nova.