Sondagem: 75% dos portugueses diz que País está pior do que há um ano. Saúde é principal problema e imigração é referida pela 1.ª vez
Cerca de 7 em cada 10 portugueses considera que a situação de Portugal está pior do que há um ano, com a saúde, questões de governação, corrupção, inflação ou habitação apontados como principais problemas.
É o que revela a mais recente sondagem da Universidade Católica Portuguesa para a RTP, feita já depois da demissão de António Costa. Os dados mostram que 75% dos inquiridos considera que a situação nacional está pior do que há um ano. 14% dos inquiridos responderam que está igual e apenas 10% que está melhor.
Os resultados espelham uma população mais pessimista face há uns meses. A mesma sondagem, feita em julho deste ano, tinha apurado que 65% dos inquiridos dizia que o país estava pior do que há um ano, 22% afirmava estar “igual” e 12% melhor.
Questionados sobre qual o maior problema do país, 18% dos inquiridos apontou questões ligadas à Saúde, SNS e médicos. Seguem-se como principais problemas Governação, Corrupção, Custo de vida/Inflação (referidas por 11% dos inquiridos cada), Habitação/Taxas de juro/Rendas (7%), Baixos salários/Pensões/Pobreza (6%), Economia, Impostos, Estabilidade Política, Políticos (4%) e imigração (3%).
Neste aspeto, a questão feita era aberta, pelo que as respostas foram agregadas por temas.
Nesta sondagem, pela primeira vez a imigração aparece apontada como um dos principais problemas do país, assinalam os autores.