Sociedade portuguesa gestora de capital de risco investe na aveirense A Bolseira que quer “ganhar a escala que tanta falta faz às PME nacionais”

A empresa de Aveiro, A Bolseira – Embalagens, especializada na produção de sacos de papel de baixa gramagem, prepara-se para duplicar a sua produção e expandir para novos mercados europeus, após um investimento estratégico da CoRe Capital, que passou a deter 51% do capital da empresa.

A gestão d´A Bolseira continuará a cargo da família Tribuna, e a empresa tem a ambição de triplicar as vendas nos próximos anos.

No dia 27 de dezembro, a CoRe Capital, através do seu fundo de capital de risco CoRe Consolida, anunciou um aumento de capital que visa consolidar a Bolseira no setor das embalagens de papel, que tem um valor de mercado global de 18 biliões de euros.

“Este investimento tem o objetivo de fazer crescer a operação através de crescimento orgânico e de aquisições, tendo o investimento da CoRe capitalizado a empresa para, rapidamente e via consolidação, ganhar a escala que tanta falta faz às PME nacionais”, afirma Martim Avillez Figueiredo, sócio da CoRe Capital e que assumiu a presidência do conselho de administração da Bolseira.

O responsável explica que “atualmente é França o principal mercado da Bolseira: o nosso objetivo é colaborar com os irmãos Helena, Fernando e José Tribuna para darmos corpo à sua visão de crescimento em Portugal e na Europa, nomeadamente em Espanha e alcançar em breve a escala que coloque a empresa no top 20 da rentabilidade das empresas ibéricas”.

Com o apoio do novo investimento, a Bolseira está a investir em novas máquinas e a planear aquisições estratégicas, o que deverá permitir à empresa atingir uma faturação superior a 30 milhões de euros, com um EBITDA superior a 6 milhões de euros. O objetivo é colocar a Bolseira entre as 20 empresas mais rentáveis da Península Ibérica.

Desde o final de 2023, a CoRe tem investido em várias empresas da indústria transformadora, como a Palsystems e a Purever, com o compromisso de criar valor para a economia nacional.