SNS alerta para «burlões a fazerem-se passar por profissionais de saúde» para agendar vacinação
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) emitiu esta quinta-feira um aviso relativo ao agendamento falso das vacinas contra a covid-19. Através de uma publicação na rede social Twitter, o SNS alerta que “há burlões a bater às portas” das pessoas e a “fazerem-se passar por profissionais de saúde” que vão marcar a vacina contra a covid-19.
A entidade sublinha que “o agendamento da vacina não é feito ao domicílio”, pelo que, neste tipo de situações, as pessoas devem manter a porta fechada e reportar o caso às autoridades.
Há burlões a bater às portas e a fazerem-se passar por profissionais de saúde que vão agendar a vacinação. Não abra a porta e denuncie o caso à polícia. #Saúde #SNS pic.twitter.com/EVtqakbWQM
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) January 21, 2021
Recorde-se que a primeira fase de vacinação em Portugal inclui apenas os três grupos prioritários: profissionais de saúde, membros das forças armadas e residentes em lares e unidades de cuidados continuados.
A restante população, ou seja, os jovens e pessoas com menos de 65 anos sem problemas de saúde, apenas vai receber a vacina contra a covid-19 na terceira e última fase do plano nacional de imunização. Até lá, deve aguardar o contacto das autoridades competentes.
O Serviço Nacional de Saúde publicou também esta quarta-feira um alerta contra a circulação de mensagens falsas que está a ser enviada para as pessoas em nome do SNS, que devem ser também ignoradas. O aviso foi feito também no Twitter.
⚠️ Atenção: está a circular uma mensagem fraudulenta em nome do SNS. Se a receber, por favor, ignore. #Saúde #SNS pic.twitter.com/jAfTdDZTUg
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) January 13, 2021