Skippers da Volvo Ocean Race fazem antevisão da próxima etapa
Os skippers das sete equipas em competição na Volvo Ocean Race 2014-15 reuniram-se em conferência de imprensa esta sexta-feira, para efectuarem a antevisão da 8ª etapa que ligará Lisboa a Lorient (França).
Esta será a mais curta viagem das equipas da Volvo Ocean Race, que depois seguem para a última etapa da regata com destino a Gotemburgo, na Suécia, tendo pelo meio 24 horas de paragem em Haia, na Holanda, local onde é anunciado o grande vencedor.
A conferência de imprensa contou com a presença de Chris Nicholson, skipper do Team Vestas Wind, que regressa à competição na etapa de Lisboa. As restantes equipas mostraram-se satisfeitas com o regresso da “equipa azul”, no entanto admitem que será mais um concorrente forte que dificultará o percurso até à final. Sam Davies, skipper do Team SCA confessa que “é bom ver o Team Vestas Wind de volta. Nós comentávamos que a regata não era a mesma sem o barco azul. E a verdade é que mais uma equipa em competição faz toda a diferença e pode mudar muito os resultados” revela a timoneira da equipa feminina.
Ian Walker (Abu Dhabi Ocean Racing) também admitiu que “Chris será um dos mais fortes concorrentes. Mais um barco já faz toda a diferença na pontuação e no mar também. O Chris tem muita experiencia e é muito bom. O barco está fantástico, e a história deles, apesar de triste, é um exemplo de força e dedicação”, disse o skipper britânico.
A etapa entre Lisboa e Lorient será uma das mais difíceis viagens devido ao tempo instável e ventos fortes. Charlie Enright, skipper do Team Alvimedica confessa que “quando sair do rio será uma surpresa. Espero que o treino que fizemos nos ajude no caminho para França. Gostámos muito de treinar em Lisboa porque tem óptimas condições para vela” disse o norte-americano, o líder mais novo de toda a frota da Volvo Ocean Race. Ian Walker, reforça o receio de Charlie, naquela que “será uma das mais difíceis viagens. Vamos estar a velejar contra o vento, o que significa que há mais complicações e mudanças de velocidade” destacou o homem-forte da equipa dos Emirados Árabes Unidos.
Também o Team Vestas Wind, que regressa ao mar, depois de 5 meses afastado da competição devido a um acidente ocorrido na 2ª etapa da Volvo Ocean Race, mostrou-se satisfeito e muito ansioso. “Vai ser duro depois de tanto tempo fora, mas estamos muito confiantes” disse o skipper Chris Nicholson.
A Volvo Ocean Race Lisboa decorre até ao próximo domingo (7 de Junho), dia da partida dos barcos para Lorient.