Sindicato dos Jornalistas reúne-se hoje com Presidente da República sobre dona da ‘Visão’ e ‘Caras’
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai reunir-se hoje com o Presidente da República, depois de ter pedido audiência urgente para debater a crise na Trust in News (TiN).
No início de dezembro, o SJ disse que tinha pedido “uma audiência urgente ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o intuito de debater a grave crise na TiN”, que detém a ‘Visão’, ‘Exame’ ou ‘Jornal de Letras’, entre outros.
O SJ defendeu que, “enquanto mais alto magistrado da nação, o Presidente da República, uma pessoa com grande proximidade e passado nos media, pode ter um papel muito importante para uma possível saída para esta crise, que afeta a vida de cerca de 150 pessoas“.
Entretanto, a TiN, liderada por Luís Delgado, foi considerada insolvente, tendo o tribunal fixado em 30 dias o prazo para reclamação dos créditos e assembleia de credores para 29 de janeiro, segundo a sentença a que Lusa teve acesso.
Esta decisão acontece no mesmo dia em que os trabalhadores da TiN se concentram no Largo de Camões, em Lisboa, para denunciar a situação do grupo.
O tribunal nomeou como administrador de insolvência André Fernando de Sá Correia Pais e decretou a “apreensão imediata, para entrega ao/à administrador/a da insolvência, dos elementos de contabilidade da insolvente e de todos os bens (ainda que arrestados, penhorados ou apreendidos)”, lê-se no documento.
O tribunal nomeou ainda a Comissão de Credores, que tem como membros efetivos o Instituto da Segurança Social, a Autoridade Tributária, a Impresa Publishing, o Novo Banco e o Representante dos trabalhadores a indicar pela Comissão de Credores.
Os CTT e o BCP são membros suplementes desta Comissão.
A TiN, que detém 16 títulos, entre os quais a ‘Visão’, ‘Exame’, ‘Exame Informática’, ‘Jornal de Letras’, ‘Caras’, ‘Activa’, ‘TV Mais’, viu o Plano Especial de Revitalização (PER) ser reprovado em 5 de novembro, tendo em 12 de novembro a administração anunciado a intenção de apresentar um plano de insolvência, requerendo a convocação de uma assembleia de credores para apresentação e fundamentação de um plano de recuperação.