SIC: Escolas vão manter-se em funcionamento. Governo reforça policiamento nas ruas

O Governo está reunido esta tarde em Conselho de Ministros e deve anunciar a qualquer momento os ajustes nas medidas reveladas na semana de passada. Contudo, segundo a ‘SIC’, já se sabem algumas decisões, que incluem manter as escolas abertas e reforçar o policiamento nas ruas.

Assim, segundo a estação televisiva, o Governo decidiu não fechar as escolas, mantendo a mesma posição da semana passada. Para além disso, será proibida a venda de produtos ao postigo, medida que já tinha sido avançada esta manhã.

Adicionalmente, como medida preventiva e no sentido de garantir que a população cumpre as regras impostas neste novo Estado de Emergência, será também reforçado o policiamento e fiscalização nas ruas portuguesas, bem como sanções para quem se mostrar em incumprimento.

A SIC adianta ainda que esta reavaliação da situação, trata-se na verdade de um «ajustamento», não de uma revisão ou agravamento geral de medidas.

Este ajuste acontece dias depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado, na passada quarta-feira, o recolher obrigatório para todos os cidadãos portugueses, bem como o dever de cumprimento do teletrabalho, sempre que possível, entre outras medidas para conter a disseminação do vírus.

Portugal contabilizou hoje 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS Portugal ultrapassou hoje os nove mil mortos relacionados com a covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020, ao serem contabilizadas 9.028 mortes, e um total de 556.503 infeções pelo vírus SARS-CoV-2.