Sessão plenária do Parlamento Europeu marcada pela estreia do novo líder do Conselho
O Parlamento Europeu reúne-se de segunda a quinta-feira numa sessão plenária, em Estrasburgo (França), marcada pela presença, pela primeira vez, de António Costa como presidente do Conselho Europeu, que participa num debate na quarta-feira.
Costa irá, juntamente com a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen – que retoma o trabalho após ter recuperado de uma pneumonia -, participar num debate com os eurodeputados sobre os resultados da cimeira europeia de 19 de dezembro.
A negociação de um cessar-fogo entre Israel e o grupo extremista palestiniano Hamas e o futuro da Faixa de Gaza, cenário de uma guerra há cerca de 15 meses, será tema de debate na segunda-feira.
Na terça-feira, estará em debate o Regulamento dos Serviços Digitais (DSA, na sigla inglesa) e a proteção da ingerência estrangeira e manipulação algorítmica.
A legislação define obrigações claras para os prestadores de serviços digitais, no sentido de combater a propagação de conteúdos ilegais, a desinformação num mundo digital e outros riscos.
Um dia depois da tomada de posse de Donald Trump em Washington, os eurodeputados vão, também na terça-feira, discutir o regresso do republicano à Casa Branca (presidência norte-americana) à luz das possíveis consequências para a relação entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE).
Ainda no âmbito da política externa, o Parlamento Europeu deverá votar, na quinta-feira, uma resolução condenando a recondução de Nicolás Maduro como Presidente da Venezuela, tendo a assembleia europeia reconhecido o opositor Edmundo González Urrutia como o chefe de Estado legítimo após as eleições presidenciais de 28 de julho.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, irá apresentar aos eurodeputados as prioridades da presidência semestral do Conselho da UE, exercida por Varsóvia até final de junho.
Nesta sessão será ainda formalizada a nova comissão especial do Parlamento Europeu sobre a crise na habitação na UE.