Secretário-geral da NATO hoje em Lisboa para alertar para reforço da unidade da aliança

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, dá início, esta segunda-feira, a uma visita oficial a Portugal. A deslocação, anunciada pela Aliança Atlântica, inclui encontros de alto nível com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e o ministro da Defesa, Nuno Melo.

A visita de Mark Rutte a Lisboa surge num momento de particular importância para a NATO, dada a crescente instabilidade geopolítica em várias regiões do globo e o papel de Portugal como membro estratégico da organização. De acordo com informações disponibilizadas pela NATO, os encontros abordarão questões como a segurança transatlântica, a cooperação no âmbito da defesa e os desafios emergentes, como a cibersegurança e as ameaças híbridas.

Após as reuniões bilaterais, o secretário-geral da NATO e o primeiro-ministro português participarão numa conferência de imprensa conjunta, agendada para as 13h45, hora de Lisboa.

Mark Rutte começará a sua agenda oficial com um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém, onde serão discutidos os contributos de Portugal para a Aliança Atlântica e a importância do reforço da unidade entre os Estados-membros. Em seguida, Rutte reunir-se-á com Luís Montenegro e os ministros responsáveis pelas pastas dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, encontros que terão lugar na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.