SEAT aposta em drones para otimizar setor da logística

A SEAT desenvolveu o teste de um projeto pioneiro, juntamente com o centro tecnológico Eurecat, que explora as possibilidades dos drones para otimizar o fornecimento logístico. Serão ainda apresentadas mais de 25 iniciativas de inovação nos dias 27 e 28 de outubro no SEAT S.A. Innovation Day.

“O nosso objetivo com este projeto de inovação é explorar as vantagens da mobilidade autónoma vertical para libertar espaço no chão e mover peças leves de uma forma mais rápida, limpa e eficiente.”, explica Alba Gavilán, responsável de Digital Execution & Delivery no departamento de Estratégia de Produção.

Gavilán acredita que no futuro os drones poderiam transferir componentes de forma autónoma diretamente para a linha, de uma forma autónima, e que agora se encontra em fase de testes

Objetivo? Otimizar a logística. De sublinhar que a fábrica da SEAT Martorell já conta com outros grupos de robôs que se movem de forma autónoma através das oficinas, os AGVs (veículos guiados automatizados), a AMR (robôs móveis autónomos) e o drone ao ar livre para o fornecimento de componentes”

Jorge Luis Martínez, responsável de Inovação em Logística da SEAT S.A., explicou que existe a possibilidade de “ligar fornecedores próximos à fábrica, estendendo a sua linha de abastecimento diretamente à linha de produção e sem ter que confiar em opções de armazenamento para alguns componentes do carro elétrico no futuro”.