Seat acelera na corrida às baterias com nova gigafábrica em Espanha

A SEAT vai acelerar a sua aposta nas baterias automóveis, anunciando um novo projeto para a construção de mais uma fábrica em Espanha, de capacidade de 40 GWh, segundo o ‘Cinco Días’.

De acordo com o vice-presidente executivo da Seat Purchasing e chefe do “Future: Fast Forward”, Alfonso Sancha, o projeto vai mobilizar milhares de milhões de euros, contando já com 15 empresas parceiras: Aeorum, Grupo Antolin, Asti Mobile Robotics, CaixaBank, Delta Vigo, Ficosa, Fisas Navarro, Gestamp, Iberdrola, Lithium Iberia, Mind Caps, Sayer Technologies, Seat, Sesé e Telefónica.

A iniciativa da fabricante alinha-se à convocatória do Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Económica (Perte) do Veículo Elétrico e Conectado (VEC) do governo espanhol até ao final do ano; em causa está um total de 24 mil milhões para o período 2021-2023, que contempla uma contribuição do setor público de 4.300 milhões e um investimento privado de 19.700 milhões.

A empresa de Martorell ambiciona criar um ecossistema de veículos elétricos em Espanha a cargo de fundos europeus. O próximo passo seria localizar a cadeia de valor dos veículos elétricos, começando com uma fábrica de baterias.

Segundo a fabricante, se a indústria mantiver a atual produção de carros elétricos na Europa [cerca de 14%] e em Espanha 50% da fabricação corresponder a este tipo de modelo, seriam garantidos 36 mil milhões de euros para o PIB nacional até 2030 e 500.000 empregos seriam criados.

A ideia do grupo Volkswagen é construir a sua terceira fábrica gigante para a produção de baterias em Espanha. A empresa salvaguardou, porém, que “a decisão final dependerá das condições gerais e dos auxílios estatais”.

O grupo alemão possui atualmente unidades de produção em Navarra e Barcelona (Seat).