Santander Portugal e 351 Associação Portuguesa de Startups destinam 30 mil euros para as startups portuguesas

O Santander Portugal e a 351 Associação Portuguesa de Startups anunciaram o lançamento do 3ª edição do Prémio Santander X Portugal 2024, uma iniciativa que promete impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no país.

O concurso, que tem destinados prémios num toral de 30.000 euros, está aberto a startups e projetos universitários até ao dia 22 de outubro, e visa destacar inovações de elevado potencial em duas categorias: Startup e University. O objetivo é promover e apoiar projetos que possam causar um impacto significativo no mercado.

Nesta edição, o prémio divide-se em duas categorias principais:

  • University: Focada em empreendedores que estão na fase de validação de ideias e projetos que ainda não foram lançados no mercado. Os vencedores desta categoria receberão 10.000 euros em prémios monetários, além de acesso a formação e mentoria especializada para acelerar a entrada no mercado.
  • Startups: Destinada a startups que já possuem produtos ou serviços no mercado e apresentam potencial disruptivo. Os prémios monetários para esta categoria ascendem a 20.000 euros.

Os finalistas de ambas as categorias terão acesso a mentoria intensiva para melhorar os seus pitches e desenvolver ainda mais os seus projetos. Os três vencedores de cada categoria serão escolhidos por um júri de referência e terão a oportunidade de representar Portugal no Santander X Global Award 2024, onde irão competir com startups da Europa e América Latina.

Para a 351 Associação Portuguesa de Startups, esta iniciativa, em parceria com o Santander Portugal, continua a ser essencial para fortalecer o ecossistema português. “Estamos tremendamente orgulhosos da qualidade técnica e humana das startups e projetos que se têm candidatado ao prémio. A ExpressTEC e a FiberSight, dois dos projetos vencedores do Prémio Santander X Portugal 2023, destacaram-se a nível internacional e venceram os Santander Global Awards, entre mais de 3.800 participantes. Esse feito demonstra a qualidade e o potencial das startups portuguesas.” afirma Isabel Carapeta, gestora de projetos de inovação aberta da 351.

Inês Rocha de Gouveia, Head do Santander Universidades Portugal e membro do Board da Fundação Santander Portugal, reforça que “é com grande entusiasmo que o Santander promove o empreendedorismo no nosso país. Acreditamos convictamente que este tipo de programas é fundamental para dar oportunidades e reconhecimento aos líderes do futuro”.