Sánchez garante que em Espanha a pandemia já está «no início do fim»
O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, disse esta quinta-feira que a pandemia já se encontra “no início do fim”, graças à evolução positiva dos resultados das vacinas contra a Covid-19 que vai permitir avançar já para a reta final desta crise sanitária.
Espanha está a preparar-se para começar a vacinar parte da população em janeiro. O plano de vacinação contra a Covid-19 foi aprovado esta terça-feira pelo Conselho de Ministros.
“Estamos a viver um momento muito complexo, mas já estamos a começar a ver a luz ao fundo do túnel. Estamos no início do fim da pandemia graças à chegada das futuras vacinas e da estratégia de vacinação”, disse, citado pela Europa Press, depois de visitar as instalações da Rovi Pharmaceutical Laboratories em San Sebastián de los Reyes, Madrid.
“Até agora tínhamos de tentar controlar a covid-19 e conviver com o vírus, mas agora o objetivo é neutralizá-lo e, para isso, a vacina e a vacinação são essenciais ”, acrescentou.
O governo espera imunizar uma “parte substancial” da população dentro de três meses, afirmou no domingo Pedro Sánchez. “A campanha vai começar em janeiro e terá 13 mil pontos de vacinação”, disse o Presidente do governo espanhol em conferência de imprensa.
Os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino preparam-se para iniciar a vacinação já em dezembro.