Samsung nomeia novos CEO e funde divisões de telemóveis e eletrónica de consumo

A Samsung Electronics anunciou esta terça-feira que vai fundir as suas divisões de telemóveis e eletrónicos de consumo, nomeando novos co-presidentes executivos no decorrer daquela que é a maior remodelação desde 2017 para simplificar a sua estrutura e se concentrar no negócio de chips lógicos.

Segundo a ‘Reuters’, em vez de três executivos, serão dois a liderar a empresa sul-coreana nos seus dois pilares de negócios de chips e dispositivos de consumo, incluindo smartphones, para ajudar a liderar a próxima fase de crescimento e impulsionar a competitividade.

A Samsung, que através da marca Galaxy ajudou a empresa tornar-se a maior fabricante mundial de smartphones em volume, tenta recuperar esse crescimento, cuja contribuição para o lucro caiu para 21% no último trimestre, de quase 70% no seu pico no início de 2010.

Em vez disso, o seu negócio de componentes, sobretudo os chips, tornou-se o mais lucrativo, ajudado por um boom no armazenamento de dados e uma recente escassez no fornecimento global de semicondutores.

O negócio gerou quase três quartos do lucro operacional de 11,91 mil milhões de euros (15,8 biliões de won) da Samsung no último trimestre.

Han Jong-hee, chefe de negócios de exibição visual, vai torna-se co-CEO, liderando a divisão recém-fundida que abrange dispositivos eletrónicos de consumo, além de continuar a liderar o negócio dos televisores.