Saldos 2021: conheça aqui o calendário das promoções
Para quem decidir, nas suas resoluções de Ano Novo, começar a poupar ou tornar-se num consumidor mais smart, preparámos o calendário de saldos 2021 que ajudará a escolher os momentos certos, ao longo do ano, para conseguir as melhores promoções em determinados produtos.
Mas… Muita calma nessa hora! Aproveitar os saldos e promoções é igualmente uma excelente oportunidade para otimizar custos antes de gastar o dinheiro todo. O segredo é simples e reside na forma como se organiza para gastar o seu dinheiro. Ao usar as promoções e aproveitar os benefícios dos seus cartões de crédito, tais como cashback, milhas aéreas, pontos e descontos, pode ter o dobro da poupança.
Poderá assim começar a planear os seus gastos e economizar rios de tempo e de dinheiro. Haverá sempre campanhas inesperadas e promoções ocasionais, mas com esta previsão poderá cuidar bem do seu dinheiro durante os próximos 12 meses.
Janeiro: o mês das grandes promoções pós-natalícias
O primeiro mês do ano é tipicamente aquele em que se assinalam grandes descontos em roupa (ainda se lembra do tempo em que se esperava por janeiro para ir aos saldos?) e em tudo o que se relaciona com o lar: mobiliário, decoração e eletrodomésticos.
Para além da poupança associada aos cartões com descontos, existem mil e uma maneiras de economizar em vestuário: tanto aproveitando a época de saldos como adquirindo determinadas peças em segunda mão ou até comprando online (através de plataformas como a Springkode, por exemplo, é possível comprar roupa de marca diretamente às fábricas de têxteis).
Fevereiro: hora de planear as férias
Parece cedo para planear as férias de verão, mas a verdade é que fevereiro costuma ser um mês em que as agências de viagens fazem grandes promoções para cruzeiros – para quem aprecia este tipo de viagem, é o mês ideal para marcar. Este é também o mês dos descontos associados às escapadelas para o Dia de São Valentim (14 de fevereiro).
Se efetivamente aproveitar para marcar alguma viagem em fevereiro, verifique se o seu cartão de crédito já não inclui gratuitamente um seguro de viagem – desta forma, evita duplicações de custos ao contratar o seguro que a agência lhe oferece.
Note, porém, que para beneficiar do seguro de viagem do seu cartão terá de pagar a viagem integralmente com o mesmo.
Março: é o mês para tratar de si
Aproximando-se a chegada da primavera, março é repleto de grandes promoções na área de Estética. É o mês ideal para se ir ao SPA fazer aquela massagem relaxante ou aproveitar as campanhas dos centros de estética e das perfumarias.
E se às promoções já existentes puder adicionar os descontos incluídos no cartão de crédito, melhor ainda. A título exemplificativo, o cartão WiZink Rewards oferece descontos em estabelecimentos de estética, tais como BodyConcept, DepilConcept, Clínicas Persona e Perfumes & Companhia.
Abril: “descontos mil”
Em abril de 2021, o domingo de Páscoa calha logo a dia 4, pelo que este é um mês em que se registarão sobretudo promoções nos supermercados associadas a produtos alimentares.
Não se esqueça ainda de que em abril deverá prever (e economizar para tal) o pagamento do IMI, que acontece no mês seguinte.
Pode igualmente valer a pena transferir o seu empréstimo para poupar na mensalidade.
Maio: compare telecomunicações
No mês antes do início do verão abundam os descontos em telemóveis nos diversos retalhistas.
Aproveite o Dia Mundial das Telecomunicações (17 de maio) para comparar os pacotes TV Net Voz existentes e ver se lhe compensa mudar de operadora.
Junho: ler e fazer exercício vão ficar mais baratos
Todos os anos, no mês de junho, ocorre a Feira do Livro em Lisboa, um evento que conta com mais de 500 marcas editoriais a praticar descontos (muitas vezes, para menos de metade do preço original) em livros.
Dado o contexto deste acontecimento, normalmente os retalhistas da área editorial também costumam fazer diversas campanhas de promoções em literatura neste mês. Trata-se, portanto, da altura certa do ano para pôr em dia as compras de livros para o resto do ano (ou até para oferecer).
Além disso, dada a chegada do verão, os ginásios aproveitam também para neste mês fazerem as suas promoções nas inscrições e packs de aulas de fitness. Aproveite a altura para ficar em forma.
Confira ainda se o seu seguro de saúde possui uma bonificação por praticar desporto regularmente – poderá ter uma redução no prémio anual se apresentar a fatura do ginásio.
Julho: promoções em alojamento
Julho é normalmente o mês em que se pagam as férias de verão, por isso há que aproveitar todos os descontos relacionados com viagens neste mês.
O nosso conselho: troque as milhas aéreas do seu cartão de crédito por viagens gratuitas e beneficie dos descontos em cadeias hoteleiras associados ao cartão.
Com o cartão de crédito Wizink Flex pode usufruir de descontos em hotéis e pousadas como, por exemplo, nos grupos Vila Galé e Pestana e nas Pousadas de Portugal.
Agosto: saldos de verão
Para além de ser a época alta das férias, agosto é o mês dos chamados “saldos de verão”, uma altura em que as marcas de vestuário, de calçado e de acessórios fazem inúmeras promoções nas suas coleções de verão para depois poderem dar início às de outono-inverno.
Aproveite para usar e abusar dos cartões de fidelização nas suas lojas preferidas para conseguir poupar ainda mais e não se esqueça do benefício de cashback para receber de volta uma percentagem do que gastar com o cartão de crédito.
Setembro: aí vem a rentrée
Após o merecido descanso nas férias de verão, eis que chega o regresso às aulas e, com este, toda uma série de despesas com vestuário infantil – os fatos de treino para as aulas de Educação Física, os casacos para os dias de inverno… -, com os manuais e com todo o material escolar – cadernos, lápis, etc.
O mesmo se aplica aos estudantes universitários que iniciam um novo semestre e que precisarão de pagar as propinas, os livros técnicos, as fotocópias etc.
Quem procura financiamento para estudar precisa de estar atento ao chamado “crédito formação”, uma modalidade de empréstimo específica para quem deseja investir na sua formação e que possui condições muito atrativas.
Outubro: o mês do automóvel
Sabia que outubro é geralmente o mês do ano em que se vendem mais automóveis? É também a altura em que há mais descontos nos carros de gamas anteriores e em que os preços dos acessórios para o veículo ficam mais acessíveis.
Aproveite para rever o valor que paga pelo seu seguro automóvel e avaliar se terá a melhor opção.
Novembro: um mês de oportunidades em tecnologia
Praticamente um mês antes do Natal, surgem dois grandes momentos repletos de descontos no mercado de tecnologia: a Black Friday, que em 2021 ocorre a 26 de novembro, e, logo de seguida, a Cyber Monday, que se assinala a 29 de novembro.
Enquanto que a Black Friday ocorre nas lojas físicas, a Cyber Monday, por sua vez, aplica-se apenas ao e-commerce, ou seja, para as compras realizadas online. É uma boa oportunidade para adquirir aquela nova televisão ou um computador.
Não se esqueça de proteger os seus novos gadgets com um seguro para equipamentos eletrónicos e um plano de proteção de compras (que pode estar incluído gratuitamente no seu cartão de crédito).
Pode ainda usufruir de ofertas apelativas ao aderir a determinados cartões de crédito, como é o caso do cartão Unibanco Atitude.
Dezembro: otimizar os gastos na época natalícia é a melhor forma de poupar
Bem sabemos como o mês de dezembro traz consigo inúmeras despesas: os presentes de Natal, as compras no supermercado para a ceia e logo a seguir vem a Passagem de Ano. Se não for bem gerida, esta é a fase do ano que pode mesmo arruinar a carteira.
Porém, ao mesmo tempo, também é um mês pleno de promoções – especialmente em brinquedos para os mais pequenos – e descontos logo no dia 26 de dezembro.
O nosso conselho: faça as compras de Natal com recurso ao cartão de crédito com cashback para que possa receber de volta grande parte do que gastou.
6 conselhos para aprender a comprar com responsabilidade
#1 – Não se precipite
Sabemos que os descontos após o Natal podem entusiasmar os consumidores, mas não vale a pena comprar tudo e mais alguma coisa logo no início do ano, porque surgirão excelentes oportunidades ao longo do tempo.
#2 – Compare antes de comprar
Precisa realmente daquele produto? Avalie as suas opções em vários estabelecimentos e compare preços. Compre aquilo que realmente necessita.
#3 – Aproveite os descontos do seu cartão de crédito
Note que ao comprar um produto em promoção do qual não carece, não está a poupar, mas sim a gastar com desconto, por isso mais vale aproveitar os descontos que o seu cartão de crédito lhe proporciona, por exemplo.
#4 – Verifique a sua taxa de esforço
Se o total dos seus pagamentos com cartão de crédito já ascende a 30% do seu rendimento, cuidado, pois está endividado.
#5 – Aproveite para comprar artigos que lhe fazem falta
Adquira artigos úteis: roupa de trabalho e bens de longa duração – produtos que se utilizam praticamente todos os dias.
#6 – Faça uma boa gestão dos gastos
Recomendamos que aproveite a altura dos saldos e promoções para comprar os produtos de que necessita, principalmente durante o primeiro trimestre do ano e depois utilize o trimestre seguinte para se recuperar dessas despesas.
Saldos 2021: o que mudou?
Até ao ano de 2015 existiam épocas destinadas às rebaixas de preços (havia momentos específicos no inverno e no verão para o efeito).
Porém, a existência destas datas em concreto foi proibida por lei e agora todos os comerciantes podem fazer saldos na altura que acharem mais conveniente para o seu negócio. Melhor para os consumidores. Daí que será sempre útil ter este calendário de saldos e promoções para 2021 à mão.
Hoje em dia, e cada vez mais, as próprias lojas já facilitam a vida dos clientes e conferem-lhes inúmeras vantagens nas compras através dos cartões de crédito que permitem pagar de forma faseada e que concedem descontos, portes gratuitos, cashback e vales.
Para além de si, os seus filhos também podem usar as promoções nas diversas épocas do ano, especialmente no verão, para aproveitar os vários festivais de música, e em setembro, na altura do regresso às aulas, quando se torna necessário comprar todo o material escolar.