Sabe qual é o preço inacreditável do elétrico mais barato no China? Na Europa daria para comprar… uma scooter
A empresa de análise ‘Jato Dynamics’ confirmou a queda dos preços dos carros elétricos na Europa no ano passado: apesar das boas notícias para os consumidores, os preços estão ainda muito longe dos praticados na China, onde se pode comprar um EV novo pelo preços de uma scooter em Portugal.
De acordo com as análises mais recentes da ‘Jato Dynamics’, ainda há uma diferença de preços entre os EV e os carros com motores a combustão, sendo que continua significativa em alguns segmentos: No entanto, este ‘gap’ tende a diminuir ao longo dos anos: passou de 53% em 2018 para 22% em 2024. “O preço médio de um carro elétrico na Europa caiu 15% na Europa, ao passo que o custo de um térmico aumentou 7%.”
O problema é que a Europa continua dependente de normas (principalmente de segurança), o que torna quase impossível a conceção de um carro elétrico barato. Acrescente-se, claro, a isto o custo por hora da mão-de-obra de um técnico europeu, muito mais caro do que um chinês, e rapidamente se compreende que é muito difícil disponibilizar aos clientes a mesma oferta que os chineses.
A ‘Jato Dynamics’ acrescentou também que o EV mais barato vendido atualmente na China custa a partir de… 3.250 euros. Se os preços caírem na Europa, ainda serão significativamente superiores aos da China: 118% mais em 2018, em comparação com 111% em 2024. Em suma, a diferença de preços entre os EV vendidos na China e os na Europa não diminuiu.