Sabe qual é a regra de condução mais estranha de Portugal? Estudo mostra ‘maravilhosa’ etiqueta nas estradas do mundo
Há estranhas, mas maravilhosas, etiquetas de condução em mais de 180 países, segundo apontou esta sexta-feira um estudo global da Auto Trader, a maior plataforma automóvel do Reino Unido. Conduzir num país diferente e navegar por regras e costumes desconhecidos pode ser uma perspetiva assustadora quando se viaja além-fronteiras – sobretudo quando há tantas leis únicas e estranhas em todo o mundo.
Para mostrar a amplitude das leis de condução incomuns em todo o mundo, os especialistas da Auto Trader analisaram centenas de fontes de dados para criar mapas úteis que revelam leis de condução estranhas e divertidas em (quase) todos os países do mundo.
Eis algumas conclusões: É contra as regras comer ou beber qualquer coisa enquanto conduz em Portugal ou no Brunei; o direito de passagem é dado aos elefantes no Sri Lanka, aos caranguejos na Ilha Christmas e às carroças puxadas por cavalos na Roménia; erros de estacionamento que podem colocá-lo em problemas em todo o mundo incluem estacionamento na relva na Bielorrússia, estacionamento contra o tráfego em Malta e deixar o seu carro aberto na Austrália; aos domingos, no Ruanda, não há condução para promover mais exercício, e nas Filipinas e no Equador, só se pode conduzir em certos dias!
“Embora os novos carros venham com tecnologia avançada útil que ajuda os motoristas a navegar em situações complicadas na estrada, as barreiras linguísticas e os costumes de condução desconhecidos são apenas algumas das coisas em que a tecnologia por si só não é suficiente”, frisou Erin Baker, diretora editorial da Auto Trader.
“Conduzimos esta pesquisa divertida com a esperança de que ajude a incentivar os viajantes a pesquisar as leis de condução e etiqueta antes de conduzirem num novo país – bem como fornecer algum entretenimento inspirado no automobilismo, destacando as regras peculiares que existem atualmente em todo o mundo”, apontou.
Etiqueta de condução em todo o mundo
Enquanto os faróis são utilizados em alguns países para dar lugar a outros condutores, em nove países, incluindo a Finlândia e a Albânia, os condutores devem manter os faróis acesos a qualquer hora do dia para melhorar a visibilidade.
Da mesma forma, a pesquisa da Auto Trader revelou como a buzina do seu carro pode causar problemas em lugares como a Arménia, onde buzinar perto de hospitais ou escolas é proibido, e no Butão, onde áreas sagradas são declaradas zonas “sem buzina”. Por outro lado, em países como Granada e Fiji, buzinar é um gesto amigável para dizer “olá”.
Assim, se estiver a conduzir num destino conhecido pela sua vida selvagem, esteja ciente de que os animais muitas vezes têm o direito de passagem. Na Nova Zelândia, os motoristas são legalmente obrigados a ceder às ovelhas, enquanto no Botsuana, os motoristas devem dar lugar às girafas.
Etiqueta de condução na Oceânia
Na Ilha Christmas, certifique-se de que está atento aos caranguejos durante a época de migração dos mesmos, uma vez que estes crustáceos têm direito de passagem durante essa época do ano. Enquanto isso, na Nova Zelândia, espera-se que os motoristas esperem pacientemente a passagem dos rebanhos de ovelhas antes de continuarem sua viagem.
Na Austrália, alguns estados tornam ilegal deixar o seu carro desbloqueado, mesmo que esteja apenas a afastar-se por um momento. Por isso, certifique-se sempre de que volta a verificar se trancou o seu carro.
Leis de condução estranhas na Europa
A pesquisa revelou que existem algumas regras de etiqueta particularmente interessantes na Europa. Por exemplo, no Reino Unido, é ilegal pedir a terceiros a mudança para um parquímetro, enquanto na Alemanha os condutores estão autorizados a conduzir nus e os condutores em Chipre são proibidos de beber água ou refrigerantes durante a condução.
Por falar em bebida, em França e na Eslováquia, é obrigatório que todos os condutores tenham um bafómetro no carro – não o fazer pode resultar numa multa.
Etiqueta de condução em África
Em África, as regras de condução são muito diferentes de país para país; no entanto, uma característica comum na legislação de condução é a proteção dos seus animais nativos. No Botsuana e na Namíbia, os animais têm o direito de passagem sobre os carros, e bater num animal pode levar à prisão. Do mesmo modo, na Mauritânia, os camelos percorrem frequentemente as estradas e espera-se que os condutores cedam a passagem.
Outras leis de condução incomuns notáveis encontradas em África incluem ser ilegal fazer marcha-atrás por mais de 50 metros na Etiópia e, no Ruanda, não há condução aos domingos.
Etiqueta de condução na Ásia
A limpeza e a estética são importantes quando se trata de conduzir na Ásia. Conduzir um carro sujo é ilegal em Omã, Cazaquistão, Irão e Azerbaijão – fazê-lo pode levar a uma multa indesejada. Em Ashgabat, a capital do Turquemenistão, deve conduzir carros brancos ou de cor clara para trazer boa sorte. Enquanto isso, na Índia, as vacas são consideradas sagradas, então os motoristas devem parar ou navegar ao redor delas.
Na Jordânia, os carros de luxo estão isentos de muitas das regras. Por exemplo, uma matrícula é um requisito legal para todos os condutores, mas se o seu carro for uma marca e modelo de luxo, não é necessária uma matrícula.
Regras de condução estranhas na América do Sul
Curiosamente, ao contrário de qualquer outro país que a Auto Trader pesquisou, as autoridades bolivianas são as únicas a empregar pessoas na cidade de La Paz para se vestirem de zebras para ajudar as pessoas nas travessias das passadeiras.
Além disso, embora inicialmente possa parecer estranho, o Equador introduziu um sistema em que carros com placas terminadas em números ímpares podem dirigir em alguns dias e aqueles com números pares em outros. Isso foi introduzido para gerir o tráfego cada vez maior nas cidades equatorianas.
Etiqueta de condução na América do Norte e Central
O estudo também descobriu que não se pode correr “furiosamente” com um cavalo ou qualquer outro animal numa estrada em Ontário, no Canadá. Em Cuba, espera-se que os motoristas apanhem boleia, e não pode conduzir sem usar sapatos no Paraguai sem correr o risco de multas e até prisão.
As curvas em U são estritamente proibidas em grandes cidades como o Belize e os peões têm o direito de passagem em Aruba.
Como a etiqueta de condução difere nos Estados Unidos
Os Estados Unidos estão repletos de estranhas leis de condução específicas do Estado. No Alasca, é ilegal amarrar o seu cão ao carro, conduzir com os olhos vendados é proibido no Alabama e fazê-lo sem volante está proibido em Illinois.
Os animais são, uma vez mais, tidos em conta nas regras de condução; por exemplo, andar de camelo na estrada é proibido em Nevada, e deve ter um acompanhante ao transportar ovelhas em Montana. Uma das leis de condução mais curiosas dos EUA é que na Louisiana estabelece que um marido deve agitar uma bandeira na frente do carro da sua esposa antes que ela possa dirigi-lo.