Rússia já prepara Dia da Vitória em maio: Putin espera “importante convidado” dos EUA

A Rússia já começou os preparativos iniciais para o desfile militar anual do Dia da Vitória, em maio, e espera um convidado especial dos Estados Unidos para este grande dia, destacou fonte do Kremlin citada pela revista ‘Newsweek’.

Os russos comemoram, a 9 de maio, a derrota nazi durante a II Guerra Mundial, sendo que 2025 marca o 80º aniversário do momento: Putin utiliza normalmente o dia para exibir poder militar e convida líderes estrangeiros para um desfile na Praça Vermelha em Moscovo.

A confirmar-se a presença de uma delegação americana, provavelmente seria alguém da Administração Trump, ou associado a ela: recorde-se que em 2020 o então conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, viajou a Moscovo para estar presente. De acordo com a autoridades americanas, Donald Trump teve de ser pressionado pelos seus conselheiros a não estar presente. Devido à guerra na Ucrânia, as autoridades americanas não compareceram nos últimos anos.

De acordo com fonte de ‘Meduza’, a agência independente russa, Putin está à espera de “um grande convidado” dos EUA: embora sem revelar quem, a fonte referiu que “seria fantástico” se fosse Trump.

Vladimir Putin realizou uma reunião na passada quarta-feira para dar início aos preparativos para o Dia da Vitória, pedindo aos chefes das regiões russas e organizações públicas que “abordem os próximos eventos com consciência”.

As celebrações do Dia da Vitória serão modestas este ano, já que a Rússia gastou demais no seu esforço de guerra e não pode sustentar uma celebração em larga escala. Os gastos militares da Rússia quadruplicaram desde que começou a guerra na Ucrânia, sendo que o dinheiro total gasto até agora pode ser significativamente maior do que os números oficialmente relatados, denunciou Craig Kennedy, ex-banqueiro de investimentos do Morgan Stanley.