Rússia acusa Ucrânia de usar mísseis ATACMS e Storm Shadow para atacar alvos civis

Um diplomata que integra o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou esta terça-feira o Exército ucraniano de usar mísseis ATACMS e Storm Shadow, bem como sistemas de ‘rockets’ HIMARS para atacar alvos civis.

Rodion Miroshnik, enviado especial do MNE russo para os crimes alegadamente cometidos pelo regime de Kiev indicou, citado pela agência de notícias de Moscovo TASS: “Para ataques a alvos não militares, edifícios residenciais e instalações sociais, as forças ucranianas usam massivamente mísseis de longo alcance Storm Shadow, SCALP, ATACMS e suas modificações e equivalentes, incluindo aqueles que transportam ogivas cluster”.

Ainda, segundo o mesmo responsável, são usados “de forma massiva” também “Mísseis HARM com prazo de validade expirado, oferecidos pelos EUA ao regime de Kiev em grandes quantidades, HIMARS, foguetes GMLRS MLRS e modificações produzidas por vários estados da conspiração Ocidental, projéteis de 155 milímetros com cargas cluster , drones montados a partir de componentes, sistemas de controle, elementos explosivos e ogivas ocidentais”.

O enviado do Kremlin diz que este alegado uso de armas contra alvos civis deu-se “no âmbito de uma contraofensiva falhada”.

Até ao momento, Kiev ainda não respondeu às acusações.

Recorde-se que os mísseis ATCMS foram fornecidos pelos EUA à Ucrânia, e usados pela primeira vez contra as forças russas em outubro. Já os mísseis Storm Shadow foram doados pelo Reino Unido a Kiev.