Robert Jenrick e Kemi Badenoch vão disputar a liderança do Partido Conservador britânico
O antigo secretário de Estado da Imigração Robert Jenrick vai enfrentar a antiga ministra da Economia Kemi Badenoch na eleição para a liderança do Partido Conservador britânico, cujo vencedor será anunciado em 2 de novembro, foi hoje divulgado.
Uma votação hoje realizada pelo grupo parlamentar selecionou os dois finalistas ao eliminar de forma inesperada o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros James Cleverly, considerado o favorito.
Segundo o presidente do chamado Comité 1922 (que coordena a eleição interna), Bob Blackman, 42 deputados votaram em Kemi Badenoch, 41 em Robert Jenrick e 37 em James Cleverly.
A corrida para a sucessão de Rishi Sunak na sequência da derrota histórica dos conservadores nas eleições de julho começou com uma lista inicial de seis candidatos.
A decisão final será tomada pelos membros do partido (agora na oposição) em todo o país, que vão votar nas próximas semanas.
Em julho, Sunak conduziu o Partido Conservador, no poder desde 2010, ao seu pior resultado eleitoral desde 1832.
Os conservadores perderam mais de 200 lugares na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento britânico), caindo para 121 deputados.
As eleições foram vencidas pelo Partido Trabalhista, liderado pelo atual primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.