Renault Zoe com novo motor chega em Julho
Ainda que as vendas do eléctrico Zoe tenham crescido 153% nos primeiros quatro meses de 2015 no mercado europeu, a Renault continua a procurar gerar lucro neste segmento, segundo Vicent Carré, responsável pelas Vendas e Marketing, que prevê que o novo motor R240 venha aumentar em 50% as vendas do eléctrico do fabricante francês em 2016.
O anterior bloco produzido pela Continental, denominado Q210, será substituído pelo motor de fabrico inteiramente Renault e terá uma autonomia de 240 km, mais 30 km do que o anterior. O motor R240 terá um custo de produção inferior, devido à não utilização de ímanes, constituídos por materiais mais dispendiosos, e será 10% mais pequeno.
O sistema de carga, denominado ‘Power Electronic Controller’, foi também renovado, necessitando agora de menos tempo na rede doméstica (de 3 kW e 11 kW). A carga rápida continua a ser uma funcionalidade aceite pelo Zoe. As dimensões do motor, das unidades de controlo de potência e do sistema de carregamento foram reduzidas, permitindo assim ganhos no peso e na eficiência.
A Renault Portugal indica que o novo Zoe, cuja chegada ao mercado está prevista já para o mês de Julho, conta já com encomendas de clientes portugueses, demonstrando dessa forma a aceitação do pequeno utilitário eléctrico no nosso país.