Renault volta a dominar mercado nacional em Maio
A Renault ‘soma e segue’ no mercado nacional. A marca gaulesa voltou a liderar as vendas de automóveis novos em Portugal ao longo do mês de Maio, conseguindo um aumento de 64,5% em relação ao período homólogo do ano passado. Em virtude do sucesso comercial do Clio e do Captur, mas não só, a Renault vendeu no quinto mês do ano um total de 2477 automóveis, superando em larga escala os 1506 exemplares comercializados no ano passado.
A segunda marca mais bem-sucedida em Maio foi a Volkswagen, com 1829 veículos comercializados, um aumento de 27,9% face ao período homólogo de 2014, surgindo pouco à frente da Peugeot, que vendeu 1782 automóveis ao longo de Maio, num crescimento igualmente importante, de 51,7% neste ano.
A Mercedes-Benz é a primeira marca Premium na tabela de vendas em Maio, com um total de 1175 unidades matriculadas, tendo crescido 29% em relação ao ano passado. Logo atrás aparece a Opel com 1173 veículos vendidos, subindo 15,9% em relação a igual período de 2014, ao passo que a BMW surge a seguir com um total de 1140, aumentando 13,8% face a Maio do ano passado.
Nota, ainda, para as prestações comerciais da Nissan, que cresceu 79,1% entre um ano e outro, vendendo em Maio um total de 1123 unidades, e da Ford, que ganhou 77,9% em Maio de 2015, com um registo de vendas equivalente a 1110 unidades. Igualmente significativa foi a subida da smart, que graças aos novos fortwo e forfour cresceu impressionantes 158,5%, equivalendo a uma subida dos 94 veículos vendidos para 243 unidades.
Pelo lado negativo, o mês de Maio foi pouco benéfico para as japonesas Toyota (-5,5%) e Honda (-12,5%).
Janeiro-Maio: Renault isolada, segundo posto disputado
No cômputo dos primeiros cinco meses do ano, se a Renault surge isolada na primeira posição, com 9402 unidade vendidas (aumento de 38,4% em comparação com o período homólogo de 2014), já a segunda posição está a ser bem mais discutida entre a Peugeot e a Volkswagen. A marca gaulesa aparece na segunda posição, com 7664 unidades vendidas, contra as 7627 da congénere germânica, simbolizando aumentos em ambos os casos de 40,4% e de 37,4%, respectivamente.
A seguir surgem duas marcas Premium, a BMW e a Mercedes-Benz, com a primeira a vender 5836 veículos novos e a segunda a matricular 5777 unidades entre Janeiro e Maio. A marca bávara cresceu 21,9% entre um ano e outro, enquanto a rival de Estugarda cresceu 31,8%. A também germânica Opel surge em sexto lugar na tabela de vendas geral, com 4704 registos, subindo 28,8% entre os dois anos, sendo logo seguida pela Nissan, marca que apresenta vendas de 4636 unidades, num crescimento homólogo de 57,5%. Citroën (4399), Audi (4195) e Fiat (3812) completam o top 10 das marcas mais vendidas nos cinco primeiros meses deste ano, também elas com crescimentos relevantes em termos homólogos na ordem dos dois dígitos.
Pelo lado negativo, poucas marcas não têm conseguido aproveitar os bons ventos da recuperação no sector (mesmo que longe de anos áureos do início do milénio). Destas, destaque para a Honda (-17,2%), Alfa Romeo (-13,3%) e Porsche (-59,2%), que é aquela que apresenta uma queda mais significativa.
Por quota de mercado, apenas uma marca conta com dois dígitos, neste caso a Renault, com 11,81%, enquanto Peugeot e Volkswagen ficam na casa dos nove por cento: 9,63% para a primeira e 9,58% para a segunda.
Consulte todos os dados relativos ao mercado nacional AQUI.