Renault 5 renasce como supermini elétrico

A Renault confirmou que vai criar uma nova versão do popular Renault 5 como um hatchback elétrico. O lançamento faz parte da estratégia global da marca francesa, apresentada globalmente esta quinta-feira, que prevê que em 2025 30% das vendas da Renault sejam veículos elétricos.

O protótipo do novo Renault 5 vai buscar inspiração ao antecessor do Clio, produzido entre 1972 e 1996, e será um dos 14 novos modelos – incluindo sete exclusivamente elétricos – que a Renault vai lançar até 2025. Embora não haja confirmação, pode juntar-se a este modelo uma versão do supermini Renault 4.

O protótipo do Renault 5 é um modelo exclusivamente elétrico, com um design cheio de referências que remetem para as várias gerações do 5 original, incluindo as versões Supercinq e R5 Turbo. No entanto, estas referências não impedem que este seja um modelo com um design do futuro, ligado à mobilidade elétrica. 

Não são ainda conhecidas datas possíveis para entrada deste modelo em produção, nem tão pouco as especificações previstas.

O Renault 5 original foi lançado em 1972 com o objetivo de preencher o espaço existente no mercado francês entre o Renault 4 e o Citroën 2CV. A ideia era desenvolver um carro pequeno que pudesse abranger a maioria das necessidades dos compradores de automóveis em França.

O carro acabou por transformar-se num best-seller, sendo um dos mais vendidos do mundo em 1980.