Relógios Trump: O luxo que não está a funcionar. O que está por trás do fracasso nas vendas?
Donald Trump está de volta à Casa Branca após uma das reviravoltas políticas mais marcantes da história dos EUA. No entanto, o mesmo não se pode dizer da sua incursão no mercado de relógios de luxo, que ainda não alcançou o sucesso esperado.
A marca de relógios Trump Tourbillon, que oferece modelos a partir de 100 mil dólares (97,500 euros), tem enfrentado dificuldades para escoar o stock. Dos 147 relógios de ouro maciço e diamantes disponíveis no site gettrumpwatches.com, menos de 10% foram vendidos, revelou David Gouten, executivo da indústria relojoeira encarregado de supervisionar o projeto, de acordo com a ‘Bloomberg’.
O lançamento dos relógios Trump em setembro gerou um interesse internacional significativo. Contudo, os preços elevados e as implicações políticas levantaram questões.
Os modelos da marca incluem funcionalidades como o turbilhão, um mecanismo sofisticado que aumenta a precisão e que é tradicionalmente associado a relógios de alta gama. Estes detalhes justificam, segundo David Gouten, o custo dos materiais, que ronda os 25 mil dólares, e a margem de lucro, alinhada com os padrões do setor.
Para adquirir um destes relógios, os clientes precisam de apresentar um passaporte, de forma a evitar que os produtos sejam adquiridos por indivíduos associados a “Estados terroristas”, explicou.
Os relógios estão a ser produzidos pela Montrichard, uma relojoeira suíça com operações na Ásia e nos EUA. Remi Chabrat, CEO da Montrichard, acredita no potencial de longo prazo. “Daqui a 50 anos, um relógio Trump com turbilhão será realmente um produto colecionável”.