Relógios digitais, headphones e auriculares: ASAE apreende mais de 3600 aparelhos eletrónicos contrafeitos na Operação Electra

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta quarta-feira a apreensão de 3.641 unidades de aparelhos eletrónicos contrafeitos numa operação de fiscalização realizada pela sua Unidade Regional do Norte, mais especificamente pela Unidade Operacional I – Porto.

Segundo informa a ASAE em comunicado, ação teve lugar num estabelecimento localizado no concelho de Gondomar, onde se encontraram dispositivos eletrónicos ilegais armazenados de forma dissimulada numa área reservada de uma loja de artigos têxteis.

Entre os produtos apreendidos, destacam-se relógios digitais, headphones e auriculares, todos de origem contrafeita, cuja comercialização violava as leis de propriedade intelectual e de marcas registadas. Devido à gravidade da infração, foi instaurado um processo-crime por contrafação, imitação e uso ilegal de marca.

O valor total dos produtos apreendidos foi estimado em aproximadamente 122.930 euros, um montante que evidencia a escala do crime e o potencial impacto no mercado legítimo.

A ASAE, enquanto órgão de polícia criminal e autoridade de fiscalização de mercado, sublinha que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança dos utilizadores, terceiros e bens materiais”.