Reino Unido mergulha no ‘Plano de Inverno Covid’. Johnson impõe três níveis de restrições até à primavera

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, estabeleceu um sistema de três níveis de restrições para o Reino Unido para vigorar até à primavera. As regras em muitas áreas serão mais duras do que antes do confinamento, mas Boris Johnson disse aos britânicos que seria “um empurrão final” antes da esperada chegada das vacinas e testes em massa.

Ao anunciar o seu ‘Plano de Inverno Covid’ ao Parlamento esta segunda-feira, o primeiro-ministro disse que incluiria uma flexibilização em algumas áreas, tais como a reabertura de lojas e ginásios e o regresso de multidões a eventos desportivos, mas com regras mais duras nos pubs e restaurantes.

O programa de 56 páginas expira no final de março e coloca áreas em Inglaterra num dos três níveis, uma vez que o confinamento nacional de quatro semanas termina a 2 de dezembro.

Embora o sistema de três níveis seja, em geral, o mesmo que antes do confinamento, Johnson disse que as restrições em muitas áreas seriam mais severas.

“Lamento dizer que esperamos que mais regiões caiam, pelo menos temporariamente, para níveis mais elevados do que antes”, disse. “Mas, ao utilizar estas camadas mais duras e ao utilizar testes rápidos numa escala cada vez maior para manter o índice de transmissão abaixo de 1 deverá ser possível a uma determinada área baixar no sistema de restrições”.

Segundo o plano, as lojas não essenciais em todas as áreas podem reabrir, assim como ginásios, cabeleireiros e outros negócios de cuidados pessoais, com a instrução formal de ficar em casa a chegar ao fim. A “regra dos seis” voltará a aplicar-se para as reuniões ao ar livre.

No nível 1, a “regra dos seis” será a mesma, tanto no interior como no exterior, permitindo que pessoas de todas as famílias se vejam dentro de casa. Nos níveis 2 e 3, tais reuniões só serão permitidas ao ar livre, sem mistura de famílias no interior, além do relaxamento esperado das regras durante o Natal.

Os locais de culto também serão abertos e os casamentos serão permitidos dentro das restrições locais. Será igualmente permitido um número limitado e socialmente distante de espetadores, tanto em eventos desportivos de interior como de exterior, embora não no escalão mais restrito.

Para os estabelecimentos de restauração, no nível 2, o álcool só poderá ser servido com uma “refeição substancial”, enquanto no nível 3 todos os pubs, restaurantes e cafés deverão fechar à parte para entrega ou takeaway.

Downing Street também confirmou a mudança para o horário anterior de encerramento dos pubs e restaurantes, às 22 horas. Em vez disso, devem deixar de servir às 22 horas, mas as pessoas podem ficar até às 23 horas, para escalonar os horários de saída e evitar a sobrelotação.

Para eventos desportivos ao ar livre, no piso 1 podem estar até 4000 pessoas ou 50% da capacidade habitual, enquanto no piso 2 o limite é de 2000 pessoas, ou 50% da capacidade habitual. Com eventos de interior, o limite máximo é de 1000 pessoas.