Reino Unido: drones policiais caem do céu quando chove

De acordo com a CNN, estão a cair dos céus londrinos drones utilizados pelas forças policiais do Reino Unido, a situação acontece sempre que chove e está registada num relatório da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do país, divulgado na passada quinta-feira.

O documento revela ainda que em 2019 cerca de 16 drones da série «Matrice 200», fabricados pela empresa chinesa DJI, caíram devido a «falhas técnicas». Em alguns casos os aparelhos estavam a ser utilizados pelas forças policiais, bem como pelos serviços de emergência britânicos, no momento em que se deram os acidentes.

Segundo o que consta no site, a DJI indica que os drones são construídos para suportar ventos fortes e temperaturas abaixo de zero.

“O novo sistema de energia com bateria dupla aquece automaticamente as baterias ao voar em temperaturas abaixo de zero, enquanto um design fechado garante resistência ao clima e à água, para que possa voar numa vasta gama de ambientes”, indica a DJI no seu site.

Contudo, aquilo que aconteceu teve que ver com a perda da potência e do controlo dos drones, o que os levou a cair diretamente no chão, segundo o relatório. Acrescenta-se ainda o perigo representado por este tipo de acidentes, havendo «risco de ferimento em pessoas a ser contemplados nos regulamentos atuais do Reino Unido ou por material de orientação publicado, aplicável à operação de um sistema de aeronaves não tripuladas”.

O relatório recomendou que a Autoridade de Aviação Civil, que regula a aviação do Reino Unido, notificasse os utilizadores dos drones da série Matrice 200, sobre a possibilidade da ocorrência deste tipo de acidentes.