Reino Unido aumenta preço do novo visto eletrónico poucos dias após lançamento da medida. Saiba quanto vai pagar
O Reino Unido está prestes a tornar-se um destino mais caro para turistas, com a implementação de um novo sistema de Autorização Electrónica de Viagem (ETA) que já entrou em vigor para alguns visitantes internacionais. A medida, que entrou em vigor para alguns países a partir de 8 de Janeiro, será alargada aos visitantes europeus em Abril, incluindo os portugueses. Para agravar a situação, poucos dias após ter sido anunciado o novo ‘visto’, o Reino Unido já anunciou um aumento de preço para o mesmo.
Menos de um mês após o lançamento do novo sistema, o Home Office do Reino Unido anunciou um aumento significativo no preço da taxa do ETA. A partir de agora, o custo subirá de £10 (€11,82) para £16 (€18,91), representando um aumento de 60%.
De acordo com o Home Office, o aumento visa reduzir a dependência do sistema de migração e fronteiras em relação ao financiamento público, com uma previsão de arrecadação de 269 milhões de libras (€318 milhões) por ano.
A medida tem sido alvo de críticas por parte de várias organizações do setor turístico. Joss Croft, CEO da UKinbound, afirmou que “a decisão de aumentar os custos da Autorização Electrónica de Viagem (ETA) em 60% é um golpe impressionante para a indústria de turismo do Reino Unido e para os negócios em todo o país”.
Willie Walsh, diretor geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), também criticou o aumento, descrevendo-o como “desconcertante” e um “golpe autoinfligido na competitividade do turismo do Reino Unido”. A IATA representa mais de 340 companhias aéreas em todo o mundo e expressou preocupação de que a medida possa dissuadir visitantes internacionais.
Por outro lado, a decisão de isentar os passageiros em trânsito da taxa do ETA foi bem recebida pela indústria de viagens. Thomas Woldbye, CEO do Aeroporto de Heathrow, afirmou que “a remoção de passageiros em trânsito do esquema ETA é a decisão certa e mostra que o governo está disposto a ouvir as preocupações da indústria para fortalecer a competitividade do Reino Unido e impulsionar o crescimento económico”.
A preocupação com a competitividade do turismo do Reino Unido foi também destacada por Croft, que alertou que o aumento dos custos poderá dissuadir os visitantes internacionais. Em comparação, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que será lançado ainda este ano, terá um custo de apenas €7 e será válido por três anos, oferecendo uma relação custo-benefício mais favorável.