Região de Valência é abalada por quatro tremores em apenas hora e meia e obriga à ativação do Plano Especial contra o Risco Sísmico

A região de Valência, em particular na Ribera Alta, foi abalada esta quinta-feira por até quatro sismos em apenas hora e meia: de acordo com dados do Instituto Geográfico Nacional (IGN), o primeiro foi de magnitude 2.9 e foi registado às 10h11 no município de Sumacàrcer, o que obrigou o Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat (CCE) a ativar a Situação 0 do Plano Especial Contra Risco Sísmico para monitorizar os sismos ocorridos, avançou a publicação ’20Minutos’.

Segundo o CCE, não houve chamadas para o 112 relacionadas com o sismo, salientando que o tremor foi sentido pela população.

Meia hora depois foi registado o segundo, noutra área do mesmo município de Sumacàrcer, com magnitude 1,5. O terceiro sismo ocorreu pelas 11h22 no município de Gavarda e teve magnitude 2.1 e quatro quilómetros de profundidade.

O último, também em Gavarda, foi registada às 11h44 e os sismógrafos do IGN estabeleceram que era de magnitude 2.9 e a uma profundidade de dois quilómetros.