Reação de Hillary Clinton à proposta de Trump de renomear o Golfo do México torna-se viral: veja o vídeo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu esta segunda-feira, durante o seu discurso de posse, renomear o centenário ‘Golfo do México’ como ‘Golfo da América’. “Em breve, vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América'”, apontou o novo presidente americano, num discurso repleto de propostas políticas para inaugurar uma “nova era de ouro” para os Estados Unidos.
“A América irá reivindicar o seu lugar de direito como a nação mais respeitada do planeta. Em breve, vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América e vamos renomear o Monte McKinley em homenagem ao nosso grande presidente”, apontou o novo presidente americano.
Em causa está a montanha mais alta da América do Norte, situada no Alasca, que vai voltar a designar-se montanha McKinley, o nome original, em homenagem a William McKinley, que foi presidente norte-americano entre 1897 e 1901. Em 2015, Barack Obama tinha alterado o nome para Montanha Denali, a denominação reclamada pela população local e pelo estado do Alasca, encerrando uma “batalha” que se arrastava há várias décadas.
Depois de ouvir esta intenção, a ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sentada entre o marido, o ex-presidente Bill Clinton, e o ex-presidente George W. Bush, não conseguiu conter o riso.
A ex-primeira-dama também baixou a cabeça para tentar esconder a diversão que encontra nas palavras de Donald Trump, que provocam aplausos de pé entre o público. Este foi um dos momentos mais virais de um discurso realizado em ambiente fechado devido ao frio extremo que atingiu Washington.
Hillary Clinton seen laughing when Trump announces 'Gulf of America' rename pic.twitter.com/OS93IQi7uj
— New York Post (@nypost) January 20, 2025