Reação de Hillary Clinton à proposta de Trump de renomear o Golfo do México torna-se viral: veja o vídeo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu esta segunda-feira, durante o seu discurso de posse, renomear o centenário ‘Golfo do México’ como ‘Golfo da América’. “Em breve, vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América'”, apontou o novo presidente americano, num discurso repleto de propostas políticas para inaugurar uma “nova era de ouro” para os Estados Unidos.

“A América irá reivindicar o seu lugar de direito como a nação mais respeitada do planeta. Em breve, vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América e vamos renomear o Monte McKinley em homenagem ao nosso grande presidente”, apontou o novo presidente americano.

Em causa está a montanha mais alta da América do Norte, situada no Alasca, que vai voltar a designar-se montanha McKinley, o nome original, em homenagem a William McKinley, que foi presidente norte-americano entre 1897 e 1901. Em 2015, Barack Obama tinha alterado o nome para Montanha Denali, a denominação reclamada pela população local e pelo estado do Alasca, encerrando uma “batalha” que se arrastava há várias décadas.

Depois de ouvir esta intenção, a ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sentada entre o marido, o ex-presidente Bill Clinton, e o ex-presidente George W. Bush, não conseguiu conter o riso.

A ex-primeira-dama também baixou a cabeça para tentar esconder a diversão que encontra nas palavras de Donald Trump, que provocam aplausos de pé entre o público. Este foi um dos momentos mais virais de um discurso realizado em ambiente fechado devido ao frio extremo que atingiu Washington.