Reabertura? «As escolas estão prontas», garante vice presidente do Agrupamento de Escolas Públicas

David Sousa, vice presidente do Agrupamento de Escolas Públicas, garante que «as escolas» estão prontas para iniciar o desconfinamento e o processo de reabertura, faltando apenas uma decisão do Governo nessa matéria.

«Vai depender da decisão politica que for tomada pelo Governo, o que lhe posso garantir é que as escolas estão prontas, queremos dar uma resposta positiva mas não nos cabe a nós tomá-la», disse em declarações à ‘TVI24’.

O responsável indica que existe «uma resposta positiva sobre o assunto e creio que é consensual esta opinião» de que o começo do desconfinamento deve ser feito «pelos mais pequenos, porque é onde mais se está a notar o maior impacto. Sobre isso não temos muitas dúvidas», afirmou.

«Do ponto de vista do ensino isso pode ser feito a qualquer momento, as escolas estão prontas para retomar o ensino presencial. A questão que se coloca aqui são as condições desse regresso», afirma sublinhando «a necessidade de se implementarem algumas medidas que nos parecem ser cruciais, como a testagem, que deve fazer-se de forma mais generalizada e a questão da prioridade de vacinação dos profissionais que retomam o ensino presencial».

Questionado sobre a possibilidade se fazer um regime misto, o responsável assegura que os estabelecimentos estão prontos. Contudo, alerta: «Tem que se ter confiança nas escola e na capacidade de organização dos seus profissionais para que possam assumir essas decisões que irão contribuir para que o regresso ao presencial seja mais seguro para todos», conclui.