Quinta-feira de chuva intensa… mas serão as últimas do ano? Saiba o que vão dizer os termómetros na sua cidade

Esta madrugada espere nuvens e precipitação, com rajadas de vento forte – na continuação da noite de quarta-feira -, sendo que o estado do tempo vai melhorar gradualmente a partir da manhã, fruto da chegada de um anticiclone intenso.

Seis distritos do norte de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na madrugada desta quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos sob aviso são Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga. Todos terminam às 3 horas de hoje.

Por isso, segundo os especialistas do ‘LusoMeteo’, espere uma madrugada de mau tempo, com vento e chuva forte, que poderá provocar inundações ocasionais em alguns locais, especialmente na região noroeste do país – sendo que a chuva vai mover-se também para sul, pelo menos até ao Vale do Tejo, ainda que não seja descartável que possa chover ainda mais a sul.

De acordo com o IPMA, para esta quinta-feira espere “céu geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco
nublado na região Sul, em especial durante a tarde” e “períodos de chuva ou aguaceiros na região Norte, em especial no Minho e Douro Litoral, que podem ser por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se à região Centro a partir do final da tarde”.

Conte também com a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos na região Sul até ao início da manhã” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sueste, rodando gradualmente para sudoeste, e soprando moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas e na faixa costeira a norte do Cabo Raso, com rajadas até 70 km/h”. Por último, pode contar com “uma subida da temperatura mínima” e “pequena subida da temperatura máxima, exceto no Minho e Douro Litoral”.

Assim, a chuva marcará esta quinta-feira, em redução rápida, deslocando-se para as regiões mais a sul… e desaparecendo ao final do dia. De acordo com os meteorologistas, o anticiclone está novamente a fortalecer no Atlântico, com um padrão atmosférico bastante favorável a que o mesmo se mantenha e possa dominar o regime sobre o Atlântico durante vários dias. O que equivale dizer que a chuva desta quinta-feira… poderá ser a última do ano.

O que dirão os termómetros nas principais cidades portuguesas?

Lisboa – entre 10 e 18 graus
Porto – entre 8 e 18 graus
Viana do Castelo – entre 7 e 17 graus
Braga – entre 6 e 16 graus
Bragança – entre 1 e 13 graus
Vila Real – entre 4 e 15 graus
Aveiro – entre 10 e 17 graus
Viseu – entre 5 e 14 graus
Guarda – entre 1 e 11 graus
Castelo Branco – entre 9 e 17 graus
Coimbra – entre 7 e 16 graus
Leiria – entre 7 e 17 graus
Santarém – entre 9 e 18 graus
Portalegre – entre 7 e 14 graus
Évora – entre 7 e 18 graus
Setúbal – entre 8 e 19 graus
Beja – entre 9 e 18 graus
Faro – entre 12 e 21 graus
Funchal – entre 18 e 24 graus
Ponta Delgada – entre 13 e 17 graus.