Quer ter um salário alto? Bill Gates diz-lhe como responder a uma pergunta que faz toda a diferença

Enfrentar uma entrevista de emprego é sempre um desafio, e uma das perguntas mais temidas pelos candidatos é: “Quanto você espera ganhar?” Essa questão, que testa não apenas as expectativas salariais, mas também a capacidade de negociação e valorização do candidato, pode ser difícil de responder, principalmente quando não há uma oferta clara por parte da empresa.

É comum que, diante dessa pergunta, muitos profissionais sintam a necessidade de equilibrar o valor que acreditam merecer com o risco de assustar o entrevistador ao apresentar um valor muito alto. Por um lado, ninguém quer se subestimar, mas, por outro, não é desejável transmitir uma expectativa salarial que fuja do que a empresa está disposta a pagar.

Bill Gates, em entrevista com o jogador da NBA Stephen Curry na série “State of Inspiration”, partilhou a sua abordagem para lidar com esse tipo de questão. Para o magnata, a chave para uma resposta bem-sucedida está em mudar o foco da conversa. Em vez de fornecer um número exato, ele sugere destacar o futuro da empresa e demonstrar confiança no seu crescimento a longo prazo.

“Espero que o pacote salarial seja bom. Estou disposto a correr o risco e acho que a empresa tem um grande futuro, então prefiro obter mais opções sobre ações do que compensação em dinheiro”, afirmou Gates. Para ele, esse tipo de resposta transmite não apenas confiança nas próprias capacidades, mas também um forte compromisso com o sucesso da empresa.

Ao adotar essa estratégia, o candidato não apenas se destaca como alguém que acredita no futuro da organização, mas também reforça a ideia de que está mais interessado em contribuir para o crescimento da empresa do que em um ganho imediato.