Quer comprar um T2 a menos de metade do preço? Estas casas em impressão 3D estão à venda em Portugal
A startup portuguesa de construção e impressão Havelar, está a desafiar as normas da construção tradicional com a sua mais recente inovação: uma casa impressa em 3D. Localizada no Porto, esta casa de dois quartos, concluída no final de abril, marca não apenas um marco para a Havelar, mas também para a indústria da construção em Portugal.
O que torna esta conquista ainda mais notável é o custo associado. Enquanto o preço médio por metro quadrado de uma casa no Porto é de cerca de 3.392 euros, a Havelar consegue construir casas por apenas 1.500 euros por metro quadrado, aproximadamente metade do custo médio das casas de tamanho semelhante na região, conta a revista norte-americana Business Insider.
A eficiência e rapidez da impressão 3D permitiram à Havelar atingir esse preço competitivo, com as paredes da casa a serem impressas em apenas 18 horas. Embora as impressoras 3D tenham as suas limitações – principalmente em termos de construção de paredes – a Havelar conseguiu superar esses obstáculos para criar uma habitação que se assemelha a qualquer casa nova de dois quartos, exceto pelas paredes em camadas, uma característica distintiva das impressões 3D.
A visão da Havelar vai além da simples criação de habitação acessível, a empresa quer associar-se a parceiros comprometidos com a construção de comunidades sustentáveis e acessíveis.